Perfil de microrganismos isolados em bancadas de uma instituição hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10324Palavras-chave:
Unidades hospitalares, microrganismos, infecção hospitalar.Resumo
As bactérias multirresistentes que se distribuem no meio hospitalar e se tornam resistentes são um grande problema de contaminação profissionais da saúde e pacientes. Assim, este trabalho teve por objetivo identificar os microrganismos existentes em bancadas de preparação de medicamentos dos postos de enfermagem das unidades de uma instituição hospitalar. A coleta das amostras foi realizada deslizando-se um swab na superfície das bancadas de preparo de medicamentos, com 21 amostras coletadas das diferentes superfícies das bancadas das unidades que atendem a UTI-Neonatal, Maternidade, UTI Adulto, Pediatria, Pronto-Atendimento, Clínica, Unidade Pré-cirúrgica, Unidade Pós-cirúrgica, Psiquiatria, Ambulatório e Centro Cirúrgico. Os isolados foram identificados por meio de técnicas microbiológicas convencionais. Os testes de susceptibilidade foram realizados baseados no protocolo M100-S23 do CLSI, 2013. Com exceção da UTI-Neonatal, foram observados crescimentos de microrganismos patogênicos nas bancadas de todas as unidades avaliadas. Os microrganismos isolados foram: Staphylococcus coagulase negativo, Staphylococcus aureus, Acinetobacter baumannii, Candida albicans, Enterobacter agglomerans e Pseudomonas aeruginosa, quando 75% da espécie de Staphylococcus aureus apresentaram-se resistentes à meticilina e o Staphylococcus coagulase negativo apresentou-se resistente ao mesmo antibiótico. Na Unidade E a bactéria identificada como Acinetobacter baumannii não apresentou multirresistência. Conclui-se que há necessidade de educação permanente em saúde aos trabalhadores de modo a fortalecer a higienização das mãos e limpeza e desinfecção das bancadas de administração de medicamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).