DESEMPENHO DOS PROGRAMAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.134-143Palavras-chave:
Tuberculose, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Indicadores de Qualidade em Assistência à SaúdeResumo
O objetivo deste estudo foi identificar e descrever a produção científica disponível na literatura acerca do desempenho do PCT nos diferentes cenários nacional e internacional. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no mês de fevereiro de 2020, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (PUBMED), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scopus e Embase, a partir da inclusão de artigos científicos disponíveis na íntegra, em livre acesso, publicados no período entre 2014 a 2019, nos idiomas português, inglês e espanhol, bem como aqueles com critério de elegibilidade: abordar aspectos relacionados ao desempenho do PCT nos diferentes cenários nacionais e/ou internacionais. Foram encontrados 1.267 artigos nas bases de dados, excluídos 1.240 após a aplicação dos critérios de exclusão, selecionados 27 artigos para serem lidos na íntegra e, ao final, 23 estudos foram incluídos para serem analisados a fim de subsidiar a revisão de literatura. Os estudos apresentaram elementos singulares quanto ao desempenho dos PCT em cada cenário de estudo, mesmo havendo uma dificuldade em definir, de um ponto específico, o conceito de desempenho. Aponta a importância da construção de debates sobre os desafios que ainda permeiam o sistema de saúde e a sociedade, visando a implementação de ações integradas e intersetoriais na efetivação do combate e controle da doença, levando em conta os determinantes da TB que requerem uma abordagem interprofissional e centrada nos doentes, família e comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).