RELAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS

Autores

  • Anelize Gabriele Peressute Ribeiro UFPR
  • Ana Beatriz Pacífico UFPR
  • Edina Maria de Camargo UFPR
  • Thiago Silva Piola UFPR
  • Wagner de Campos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.75-84

Palavras-chave:

Atividade Física, Crianças, Escola, Família

Resumo

Objetivo: verificar a relação dos componentes do ambiente escolar e familiar com o nível de atividade física em crianças da rede municipal de ensino de Curitiba-PR. Métodos: Estudo descritivo correlacional, com delineamento transversal. A amostra consistiu de crianças de 9 e 10 anos (n=461; 51,19% meninos), com caráter probabilístico, selecionada em 10 escolas municipais da cidade de Curitiba-PR. Ambiente familiar, escolar e nível de atividade física foram avaliados por meio de questionários validados na literatura. Para a análise dos dados foi utilizado a estatística descritiva, e a regressão de Poisson. Resultados: O nível de atividade física das meninas pode ser maximizado pelo número de áreas para esporte na escola (RP:1,61; IC95%:1,01-2,57), presença de ≥ 2 espaços na residência para prática de atividade física (RP:1,23; IC95%: 1,09-1,40), morar em apartamento (RP:1,09; IC95%: 1,01-1,19) e receber estímulo dos pais (RP:1,10; IC95%: 1,01-1,20). Para meninos: receber sempre o apoio dos pais (assistir) para prática de atividade física (RP:1,13; IC95%:1,01-1,28), ter a presença do responsável ≥ 4 horas/dia (RP:1,11; IC95%: 1,02-1,19), e na escola possuir dinheiro exclusivamente para materiais de recreio (RP:1,38; IC95%:1,01-1,91), foram associadas positivamente com níveis mais altos de atividade física. Conclusão: Componentes do ambiente escolar e familiar mostraram uma maior probabilidade de crianças, entre 9 e 10 anos, serem classificadas como sendo suficientemente ativas. Sugere-se estudos com os dois ambientes (familiar e escolar) em conjunto visando ampliar o conhecimento sobre o tema.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Ribeiro, A. G. P., Pacífico, A. B., de Camargo, E. M., Piola, T. S., & de Campos, W. (2020). RELAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 20(40), 75–84. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.75-84

Edição

Seção

Exercício Físico & Saúde