Efeitos do exercício físico na cognição de idosos: Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10856Palavras-chave:
exercício físico, cognição, envelhecimentoResumo
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de intervenções realizadas com exercício físico na cognição de idosos a partir da análise sistemática de artigos científicos. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura e as bases de dados utilizadas na busca foram o Portal de Periódicos da Capes, a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Medline, seguindo as exigências do modelo Prisma
de checklist e escala PEDro. A busca foi realizada mediante os descritores “physical exercise” OR “physical activity” AND “cognition” AND “elderly”. Após o refinamento, o escore total foi de nove artigos. Na análise dos estudos encontrados percebeu-se que os estudos publicados durante esse período apresentam diferentes formas de intervenção e de treinamento, quando se destaca a
prática de diferentes tipos de exercícios como forma de prevenção e manutenção das capacidades cognitivas na população idosa. Conclui-se que intervenções contendo a prática de exercício físico, independentemente do tempo de intervenção, possuem efeito positivo em fatores relacionados à cognição de idosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).