TELESSAÚDE E IDOSOS DIABÉTICOS: NARRATIVA DE ASPECTOS EDUCACIONAIS SOBRE A COVID-19

TELEHEALTH AND DIABETIC ELDERLY: NARRATIVE OF EDUCATIONAL ASPECTS ABOUT COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.10922

Palavras-chave:

COVID-19, Telessaúde, Diabetes Mellitus tipo 2

Resumo

Pacientes idosos diabéticos são um segmento de risco para complicações do COVID-19, necessitando assim de diferentes estratégias de cuidado a saúde, como a telessaúde, durante a pandemia. O conhecimento acerca desta doença é capaz de facilitar a tomada de decisão quanto a busca pela assistência adequada. Dessa forma, o objetivo do estudo foi investigar o conhecimento de idosos diabéticos em relação ao COVID-19 por meio da análise de suas narrativas. Trata-se de um estudo transversal, observacional, descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa com 9 idosos diagnosticados com Diabetes Mellitus tipo 2. Os participantes foram entrevistados via telefone sobre o conhecimento quanto aos sintomas, formas de transmissão e prevenção da Covid-19. Em seguida foram capacitados sobre o tema e foram questionados sobre suas percepções acerca dessas orientações recebidas. Observou-se que cerca de 66,7% era do sexo feminino, a média etária foi de 68,55 (±2,55), e todos os participantes relataram informações compatíveis com as apresentadas pelo ministério da saúde. Além disso, os idosos consideraram como extremamente relevantes as informações fornecidas pelos pesquisadores sobre esse vírus. 

Biografia do Autor

Nathalia Priscilla Oliveira Silva Bessa, UFRN

Fisioterapeuta, doutoranda na área de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Neurológica (2017), com pós em Neuroreabilitação e Mestrado em fisioterapia pela UFRN na área de avaliação e intervenção em fisioterapia e linha de pesquisa em avaliação e intervenção nos sistemas nervoso e musculoesquelético. Foco em docência, reabilitação neuro funcional, realidade virtual, EEG, qualidade de vida, doenças do neurônio motor e as demais de origem neurológica.

Rachel Naara Silva de Souza, UFRN

Técnica em Massoterapia, pela Universidade Potiguar - UnP (2015). Graduanda em Fisioterapia, do 10º período, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN). Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com atuação em Gerontologia, no tratamento das instabilidades posturais e prevenção de quedas em portadores do Diabetes Mellitus tipo 2. Bolsista voluntaria no projeto de Iniciação Científica " Equação de referência para o teste do degrau de seis minutos baseado em um estudo multicêntrico Brasileiro", em parceria com o Mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, desde 2018. Ex integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Animal e Desempenho Humano e Esportivo (GEPADHE) - 2016.

Ana Clara Teixeira Fernandes, UFRN

Graduanda em Fisioterapia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atualmente minha atuação principal é na área gerontológica, que estuda o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade, participando das atividades de Pesquisa e de Assistência nesta área. Na assistência, desenvolvo atividades como membro da Liga de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio grande do Norte (LAGGERN), com dedicada atuação no atendimento de idosos com instabilidade postural e quedas, bem como participo do curso de capacitação de idosos, como monitora, lincando conhecimentos teóricos/clínicos, com objetivo principal de romper as barreiras Universidade/Sociedade.

Marcello Barbosa Otoni Gonçalves Guedes, UFRN

Fisioterapeuta, graduado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Mestre em Ciências da Saúde, com concentração em Cardiologia pelo IPSEMG. Doutor em Saúde Coletiva pela UFRN. Experiência clínica e docente com destaque para as áreas: Saúde Coletiva (Epidemiologia, Políticas Públicas de Saúde, Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde), Geriatria e Cardiovascular. Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFRN na área de Atenção Primária à Saúde. Autor do livro: Fisioterapia na Atenção Primária: manual de prática profissional baseado em evidência. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de saúde coletiva, geriatria e cardiovascular. 

Fabrícia Azevedo da Costa Cavalcanti, UFRN

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciências da Saúde pelo PPGCSA/UFRN . É professora Associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde Agosto de 2006 e professora do Programa de Pós Graduação em Fisioterapia- PPGFIS/UFRN desde 2013. Tem experiência na área de Fisioterapia Neurológica, Fisioterapia Geriátrica e Tecnologia Assistiva. Pós-Doutorado Fev2019 a Mar 2020 no Physical Therapy Department - Nicole Wertheim College of Nursing & Health Sciences, na Florida International University - FIU, EUA. https://orcid.org/0000-0002-1391-1060. Web of Science Research ID: I-6466-2018. 

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Bessa, N. P. O. S., Lima Filho, B. F. de, Souza, R. N. S. de, Fernandes, A. C. T., Guedes, M. B. O. G., & Cavalcanti, F. A. da C. (2021). TELESSAÚDE E IDOSOS DIABÉTICOS: NARRATIVA DE ASPECTOS EDUCACIONAIS SOBRE A COVID-19: TELEHEALTH AND DIABETIC ELDERLY: NARRATIVE OF EDUCATIONAL ASPECTS ABOUT COVID-19. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 201–213. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.10922

Edição

Seção

Educação & Saúde