AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJETO A HORA É AGORA”: TESTAGEM E TRATAMENTO DO HIV/AIDS EM CURITIBA, BRASIL

IMPLEMENTATION EVALUATION OF “A HORA É AGORA” PROJECT: TESTING AND HIV/AIDS TREATMENT IN CURITIBA, BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11077

Palavras-chave:

avaliação em saúde, testagem serologica, HIV/Aids, cuidado periódico, homossexualidade masculina

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a implementação do “Projeto A Hora é Agora” que desenvolveu, em 2015, diferentes estratégias para ampliar a testagem e tratamento do HIV para os homens que fazem sexo com homens residentes em Curitiba/PR. A análise partiu da perspectiva dos atores-chave envolvidos, utilizando uma abordagem qualitativa de investigação. A metodologia baseou-se em revisão documental, observações diretas, entrevistas semiestruturais e discussão em grupos focais. Os resultados centraram-se em quatro subcategorias de acesso: cobertura; adequação; qualidade e aceitabilidade. A melhoria da cobertura foi vista no aumento de pontos de testagem, na ampliação dos dias e horários da testagem e retirada de antirretrovirais. Na adequação, os preceitos dos direitos humanos foram refletidos no respeito à privacidade e na agilidade na marcação de consultas/exames. A qualidade indicou as barreiras enfrentadas, como estigma e discriminação por parte de alguns profissionais de saúde. Por fim, a aceitabilidade revelou como cada estratégia foi aceita pelos usuários. Conclui-se que o projeto foi uma intervenção bem-sucedida, ampliando a testagem e auxiliando os usuários a iniciarem o tratamento de HIV, incorporando novas tecnologias e abordagens no cuidado aos Homens que fazem Sexo com Homens.

Biografia do Autor

Vanda Lúcia Cota, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz)

Comunicadora Social, mestra em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), pós graduada em Marketing pelo CIM - The Chartered Institute of Marketing - Londres -Inglaterra. Atualmente é vice principal investigadora de um Acordo de Cooperação entre a ENSP/Fiocruz, o Ministério da Saúde e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Integra o grupo de pesquisas Avaliação de Políticas e Programas de Controle de Processos Endêmicos, do diretório do CNPq. Possui experiência com pesquisa intervencional e cooperação internacional nas temáticas de HIV/Aids, tuberculose e doenças transmitidas por vetores.

Carla Rocha Pereira, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz)

Pós-doutoranda da Fundação Oswaldo Cruz, possui pós-doutorado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IESC/UFRJ (2019) e título de Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde/PPGICS (2017) da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocuz. Na UFRJ, concluiu o Mestrado em Sociologia (com concentração em Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/PPGSA (2005) e o Bacharelado em Ciências Sociais (2001). Vem trabalhando na Fiocruz, desde 2007, em pesquisas ligadas ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/ICICT, Instituto Oswaldo Cruz/IOC, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP e no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/INI. Tem experiência na área de Antropologia e Saúde Pública com foco em temas ligados à discriminação, estigma, trabalho, diretos humanos e tecnologias de prevenção no campo de HIV/Aids.

Adriana de Araújo Pinho, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ)

Bacharel em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - pela UNESP (1998). Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002), doutora em epidemiologia social pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2012) e pós-doutora pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ, 2017). Tem atuado como pesquisadora e docente na área de epidemiologia social e vigilância das IST/HIV/AIDS em sua interface com saúde reprodutiva, gênero e sexualidade. Atualmente professora adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sempre em defesa da democracia, do SUS e da garantia de direitos sociais!

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Cruz, M. M. da, Cota, V. L., Pereira, C. R., & Pinho, A. de A. (2021). AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJETO A HORA É AGORA”: TESTAGEM E TRATAMENTO DO HIV/AIDS EM CURITIBA, BRASIL: IMPLEMENTATION EVALUATION OF “A HORA É AGORA” PROJECT: TESTING AND HIV/AIDS TREATMENT IN CURITIBA, BRAZIL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 304–323. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11077

Edição

Seção

Contexto & Saúde - Geral