INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES E ESTILOS DE VIDA NA INFÂNCIA

  • Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki https://orcid.org/0000-0002-2574-313X
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Iara Denise Endruweit Battisti Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
Palavras-chave: Consumo alimentar, Exercício, Cultura, Nutrição da Criança

Resumo

Objetivo: Analisar a influência da família na formação dos hábitos alimentares e estilos de vida de crianças. Método: Participaram do estudo 100 crianças e seus respectivos familiares (100). Os dados foram coletados por meio de um questionário e avaliação antropométrica. A população do estudo corresponde ao total de alunos, na faixa etária de 02 a 12 anos, das duas escolas municipais do local pesquisado. Resultados: A maioria das crianças (57%) apresentou eutrofia, mas o número de sobrepeso e obesidade mostrou-se relevante. Tanto as crianças quanto seus familiares fazem uso excessivo de tecnologia digital, indicando sedentarismo. A família mostrou influência no número de refeições das crianças, no consumo de frutas, verduras, guloseimas e na prática de atividade física, assim como no aprendizado sobre alimentação saudável. Conclusão: Os familiares influenciam na formação dos hábitos alimentares e estilos de vida na infância, mas a escola é um espaço importante para promover alimentação saudável.

Biografia do Autor

Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki

CLÁUDIA THOMÉ DA ROSA PIASETZKI é Nutricionista. Trabalha nas Secretarias de Saúde e Educação do Município de Bozano/RS. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências – UNIJUÍ.

E-mail: claudiapiasetzki@hotmail.com.

Linha 8 Leste, Vila Floresta, Interior –Ijuí – RS – Brasil – CEP 98.700-000.

Publicado
2020-12-23
Como Citar
Thomé da Rosa PiasetzkiC., BoffE., & Endruweit BattistiI. (2020). INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES E ESTILOS DE VIDA NA INFÂNCIA. Revista Contexto & Saúde, 20(41), 13-24. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.13-24
Seção
Nutrição & Saúde