RELATIONSHIP BETWEEN PHYSICAL ACTIVITY LEVEL AND CHARACTERISTICS OF PATIENTS WITH CANCER

RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DE PACIENTES COM CÂNCER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11178

Palavras-chave:

Cancer, Physical Activity, IPAQ

Resumo

Evidências demonstram que a prática de Atividade Física (AF) pode diminuir os efeitos colaterais, tais como fadiga e dor, além de promover aumento da resistência muscular, consumo de oxigênio e qualidade de vida em pessoas com câncer em diferentes fases do tratamento. No entanto, estudos demonstraram que pacientes com diagnóstico de câncer podem apresentar níveis insuficientes de AF. Portanto, é necessário verificar o perfil desses pacientes. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o nível de AF e o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com câncer. Trata-se de estudo de campo com  247 pacientes de ambos os sexos, acima de 18 anos de idade e  qualquer tipo de câncer. O questionário Internacional de Atividade Física foi utilizado para checar a AF; o perfil sociodemográfico e clínico foi verificado com questionário. O câncer de mama foi o tipo mais comum (32,4%), a média de idade foi 60,8± 13,12 e os pacientes em geral apresentaram níveis inadequados de AF, independentemente da fase de tratamento. Foi encontrada associação negativa entre idade e AF (rho=-0.145, p<0.05). O tempo de diagnóstico foi associados com nível de AF: menos de um ano de diagnostico pode ser um preditor significante de baixos níveis de PA (OR= 28.457; 95% CI 1.706 – 474.589; p= 0.020) e de níveis moderados de AF (OR= 29.578; 95% CI 1.409 – 620.746; p= 0.029). Políticas públicas para divulgar informações e oferecer programas de AF para pacientes com câncer são necessárias, especialmente no início do tratamento.

Biografia do Autor

Rute Estanislava Tolocka, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Orientador de doutorado. Pesquiso na área de desenvolvimento humano e populações de risco. Fiz mestrado e doutorado em Educação Motora, na Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP), onde também estudei Educação Física Adaptada. Posteriormente, no Centro Internacional de Treinamento, em Haifa, Israel, estudei Educação Infantil e crianças com necessidades especiais. Minha graduação é em Educação Física, cursada na Universidade de São Paulo (EEFUSP). Trabalho na Universidade Metodista de Piracicaba- SP (UNIMEP), no curso de mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano onde sou coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Humano. Coordeno os projetos temáticos de pesquisa "Exercício Físico e Oncologia" e "Cotidiano e atividade física, dentro e fora da escola" e projetos relacionados a Doenças Cronicas Não Transmissívies. Oriento alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica e ministro aulas em todos estes níveis de ensino. Atuoi no campo administrativo (coordenei o curso de mestrado em Educação Físic, participo de conselhos universitários, comitê científico, encontros com a CAPES e outros órgãos ligados ao ensino e pesquisa). Executei projetos conjuntos com Prefeituras do estado de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins relativos à educação infantil ou reabilitação de crianças e jovens. No período entre 1994 e 2017 também trabalhei Centro de Reabilitação Integrada Municipal(CETREIM) da Prefeitura Municipal de Paulínia.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Corrêa, R. E., & Tolocka, R. E. (2021). RELATIONSHIP BETWEEN PHYSICAL ACTIVITY LEVEL AND CHARACTERISTICS OF PATIENTS WITH CANCER: RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DE PACIENTES COM CÂNCER. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 192–200. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11178

Edição

Seção

Exercício Físico & Saúde