THE EFFECT OF AEROBIC EXERCISE ON DEPRESSION AND ACADEMIC PERFORMANCE OF UNIVERSITY STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER
O EFEITO DO EXERCÍCIO AERÓBICO NA DEPRESSÃO E NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11295Palavras-chave:
Autism Spectrum Disorder (ASD), Aerobic Exercise, Mood, Depression, Academic Performance, University StudentsResumo
A depressão é a co-morbidade mais comum do Transtorno do Espectro do Autista (TEA) e demonstrou estar relacionada negativamente a execução de atividades diárias. O TEA também pode resultar em isolamento social, humor debilitante e comportamentos estereotipados, que podem afetar negativamente o desempenho acadêmico. Jovens adultos com TEA são menos propensos a se ingressar na faculdade do que as pessoas com outros tipos de deficiência O objetivo deste estudo é examinar o efeito de um programa de exercícios sobre depressão e desempenho acadêmico em estudantes universitários com TEA. Estudantes universitários com TEA participaram de um protocolo de exercícios físico aerobico por três semanas. As modificações humor relacionadas com depressão foram medidos antes e após a sessão de exercícios por um questionário de autorrelato, enquanto o desempenho acadêmico foi avaliado antes e após o um protocolo de exercícios físico pelo professor. O humor dos participantes melhorou após uma sessão de exercício no primeiro dia de protocolo, no entanto, isso não foi observado nas semanas seguintes. Não houve mudanças no desempenho acadêmico. O exercício pode ser eficaz no desempenho acadêmico quando o protocolo é realizado em um periodo maior. No entanto, uma unica série sessão de exercícios antes da aula pode melhorar o desempenho dos estudantes universitários com TEA durante as aulas, com a melhora do humor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).