SAÚDE SEXUAL DE MULHERES QUE FAZEM SEXO COM MULHERES: PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
SEXUAL HEALTH OF WOMEN WHO HAVE SEX WITH WOMEN: PREVENTION OF SEXUALLY TRANSMITTED INFECTIONS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11312Palavras-chave:
Bissexualidade; Homossexualidade feminina; Saúde sexual; Sexo sem proteção.Resumo
Objetivo: Investigar o uso de métodos preventivos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em mulheres jovens que fazem sexo com outras mulheres. Metodologia: Pesquisa observacional, de caráter transversal com abordagem quantitativa, realizada entre os meses de janeiro e abril de 2018. A amostra foi composta por 112 mulheres com idade entre 18 e 29 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário adaptado com quatro domínios: identificação, história ginecológica, conhecimento sobre o contágio por ISTs e informações sobre métodos de prevenção de ISTs. Resultados: A maioria das entrevistadas (54,5%) relata conhecer algum método de prevenção de ISTs para o sexo entre mulheres, mas não fazem o uso destes em suas relações sexuais. Apenas 8,9% utiliza algum método de barreira nas relações sexuais que não envolvem o uso de acessórios sexuais e 9,8% nas que envolvem. Conclusão: As MSM têm conhecimento sobre os ricos de contágio por ISTs que se expõem ao realizar sexo sem proteção, porém, ainda sim, não têm o costume de usar métodos preventivos. Os profissionais de saúde não consideram os riscos de contágio que as MSM se expõem e não as informam sobre como se prevenirem adequadamente e a importância de adotar os métodos de barreia como prática cotidiana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).