SAÚDE SEXUAL DE MULHERES QUE FAZEM SEXO COM MULHERES: PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

SEXUAL HEALTH OF WOMEN WHO HAVE SEX WITH WOMEN: PREVENTION OF SEXUALLY TRANSMITTED INFECTIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11312

Palavras-chave:

Bissexualidade; Homossexualidade feminina; Saúde sexual; Sexo sem proteção.

Resumo

Objetivo: Investigar o uso de métodos preventivos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em mulheres jovens que fazem sexo com outras mulheres. Metodologia: Pesquisa observacional, de caráter transversal com abordagem quantitativa, realizada entre os meses de janeiro e abril de 2018. A amostra foi composta por 112 mulheres com idade entre 18 e 29 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário adaptado com quatro domínios: identificação, história ginecológica, conhecimento sobre o contágio por ISTs e informações sobre métodos de prevenção de ISTs. Resultados: A maioria das entrevistadas (54,5%) relata conhecer algum método de prevenção de ISTs para o sexo entre mulheres, mas não fazem o uso destes em suas relações sexuais. Apenas 8,9% utiliza algum método de barreira nas relações sexuais que não envolvem o uso de acessórios sexuais e 9,8% nas que envolvem. Conclusão: As MSM têm conhecimento sobre os ricos de contágio por ISTs que se expõem ao realizar sexo sem proteção, porém, ainda sim, não têm o costume de usar métodos preventivos. Os profissionais de saúde não consideram os riscos de contágio que as MSM se expõem e não as informam sobre como se prevenirem adequadamente e a importância de adotar os métodos de barreia como prática cotidiana.

Biografia do Autor

Giulliane Ramos Londero, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria (RS) Brasil.

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (2018). Atualmente Residente Multiprofissional em Saúde com ênfase em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança - Hospital Universitário de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como voluntária na Instituição de Longa Permanência do Idoso Lar Maria de Lourdes em Lisboa/Portugal. Realiza pesquisas na área de saúde da mulher. 

Melissa Medeiros Braz, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, membro do Colegiado do Curso e Coordenadora do Estágio em Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, incontinência urinária, sexualidade, mastectomia, comunidade, promoção da saúde e gestantes.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Ramos Londero, G., & Medeiros Braz, M. (2021). SAÚDE SEXUAL DE MULHERES QUE FAZEM SEXO COM MULHERES: PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: SEXUAL HEALTH OF WOMEN WHO HAVE SEX WITH WOMEN: PREVENTION OF SEXUALLY TRANSMITTED INFECTIONS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 214–224. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11312

Edição

Seção

Educação & Saúde