EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE PROBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA: REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Letícia Cristinne Costa da Silva Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
  • Luiza Marly Freitas de Carvalho Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Palavras-chave: Doença hepática gordurosa não alcoólica, probióticos, simbióticos.

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão sistemática acerca das evidências científicas sobre os efeitos da suplementação de probióticos e simbióticos em portadores da doença hepática gordurosa não alcoólica. Método: Trata-se de um estudo de revisão sistemática realizado nas bases de dados MedLine via PubMed, Web of Science e Scopus, no mês de junho de 2020, utilizando os descritores: non-alcoholic fatty liver disease, probiotics, synbiotic. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, permaneceram 12 artigos. Resultados: A suplementação de probióticos e simbióticos tem apresentado resultados promissores na doença hepática gordurosa não alcoólica, a maioria dos ensaios clínicos analisados demonstrou redução da concentração sérica das enzimas hepáticas, melhora do perfil lipídico e diminuição do grau de esteatose hepática. Conclusão: Ainda há poucos ensaios clínicos publicados e os estudos foram realizadas com diferentes espécies de cepas probióticas e prebióticos, dose e tempo de intervenção, portanto não há uma indicação específica para a suplementação. Sugere-se realização de mais estudos com a finalidade de esclarecer a efetividade dos probióticos e simbióticos na doença hepática gordurosa não alcoólica.

Biografia do Autor

Letícia Cristinne Costa da Silva, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA

Nutricionista. Pós-graduada em nutrição clínica e funcional (UNIFSA).

Luiza Marly Freitas de Carvalho, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA

Nutricionista. Doutoranda no Programa de Alimentos e Nutrição (PPGAN-UFPI), Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), docente do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Publicado
2020-12-23
Como Citar
da SilvaL. C., & de CarvalhoL. M. (2020). EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE PROBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Contexto & Saúde, 20(41), 68-79. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.68-79
Seção
Nutrição & Saúde