ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES SOBRE O MEDICAMENTO METILFENIDATO (RITALINA®) DIVULGADAS EM VÍDEOS DO YOUTUBE

ANALYSIS OF METHYLPHENIDATE (RITALIN®) INFORMATION RELEASED ON YOUTUBE VIDEOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11403

Palavras-chave:

Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade, Recursos Audiovisuais, Metilfenidato, Uso de Medicamentos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade, o tipo de informação e o impacto dos vídeos do YouTube sobre o medicamento cloridrato de metilfenidato (Ritalina®) que apesar de indicado para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), vem sendo usado de forma irracional visando benefícios nos estudos. Foram obtidos os 60 vídeos mais relevantes sobre o tema usando a palavra-chave Ritalina, sendo excluídos 2 vídeos por não discutirem questões pertinentes ao uso do medicamento. Os 58 vídeos obtidos foram analisados e as informações divulgadas foram comparadas com aquelas constantes na bula do medicamento e na base de dados Micromedex®, bem como avaliado o tipo de informação divulgada e a presença de profissional de saúde ou de usuários do medicamento nos vídeos. Em 33 vídeos (57%) houve a participação de profissionais de saúde que divulgaram informações corretas e desestimularam o consumo indevido da Ritalina. Já 9 vídeos (15%) também apresentaram informações corretas, porém não foram divulgadas por profissionais de saúde. Nos vídeos com relato de usuários, em 12 (21%), houve relatos de uso para melhorar o desempenho intelectual, atribuindo ao medicamento propriedades não comprovadas cientificamente. Esses números mostraram que a maior parte dos vídeos, totalizando 46 (79%) parecem não comprometer o uso correto do medicamento, entretanto 12 vídeos (21%) incentivaram o uso da Ritalina como estimulante para estudo e, por isso, representam um risco ao uso racional de medicamentos.

Biografia do Autor

Juliana Givisiez Valente, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atua como Farmacêutica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ Macaé Professor Aloísio Teixeira. Trabalha no Centro Regional de Informações sobre Medicamentos CRIM UFRJ-Macaé. Integra o grupo de pesquisa Laboratório de Produtos Bioativos- LpBIO na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua principalmente nos seguintes temas, Farmácia Social, Fitoterapia, Informações sobre Medicamentos, Extensão Universitária. Farmacêutica do Centro Regional de Informações sobre Medicamentos - CRIM UFRJ-Macaé

Paula Alvarez Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta III da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF (2006). Atualmente é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências da UFRJ. Tem projetos na área de desenvolvimento e análise de novas ferramentas para ensino de Ciências e divulgação científica em uma perspectiva interdisciplinar e de inclusão.  Além de projetos na área de Planejamento de fármacos e Modelagem Molecular com ênfase no estudo de novos antimicrobianos.

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

Valente, J. G., & Abreu, P. A. (2021). ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES SOBRE O MEDICAMENTO METILFENIDATO (RITALINA®) DIVULGADAS EM VÍDEOS DO YOUTUBE: ANALYSIS OF METHYLPHENIDATE (RITALIN®) INFORMATION RELEASED ON YOUTUBE VIDEOS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 106–115. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11403

Edição

Seção

Ciências Farmacêuticas & Saúde