TERAPIA NUTRICIONAL E ADEQUAÇÃO CALÓRICO-PROTEICA EM PACIENTES CRÍTICOS COM LESÃO RENAL AGUDA
Resumo
Este estudo tem o objetivo de descrever a terapia nutricional e a adequação calórico-proteica dos pacientes críticos que evoluíram com lesão renal aguda (LRA). É um estudo observacional do tipo coorte prospectivo, realizado com pacientes em terapia enteral, admitidos em uma UTI pública. Foi considerada inadequação calórico-proteica os pacientes que não atingiram 80% do valor energético total em até 07 dias de internação e oferta de proteína <1,5 g/kg de peso/dia. As diferenças entre os grupos foram obtidas pelo teste t-Student e qui-quadrado de Pearson. A inadequação energética e proteica, no 7º dia, foi observada nos pacientes do sexo masculino, com idade menor que 50 anos (61,1%), apresentavam comorbidades (66,7%), a média de peso foi de 85,78 ± 13,91 kg, recebendo proteína <1,5 grama (80,8%), manifestaram lesão renal aguda (55,6%), permaneceram internados por 15,72 ± 10,80 dias e evoluíram a óbito (83,3%). Entre os pacientes com inadequação proteica, tanto no 3º quanto no 7º dia, foram elevadas entre os pacientes que foram a óbito (p<0,05). Na ocorrência de LRA, houve maior inadequação no valor energético (28,6%), bem como maior incidência de intercorrências para a não infusão da dieta até o 3º dia (52,3%) quando comparado com os sem LRA (p<0,05).
Copyright (c) 2020 Revista Contexto & Saúde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).