DERRAMAMENTO DE ÓLEO NO MAR E IMPLICAÇÕES TÓXICAS DA EXPOSIÇÃO AOS COMPOSTOS QUÍMICOS DO PETRÓLEO

OIL SPILL IN THE SEA AND TOXIC IMPLICATIONS OF EXPOSURE TO PETROLEUM CHEMICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11470

Palavras-chave:

Petróleo, Oceano Atlântico, Oceano, Óleo cru, Toxicidade

Resumo

O petróleo é um combustível fóssil composto principalmente por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos considerados poluentes orgânicos persistentes tóxicos e bioacumuláveis. Recentemente o derramamento de petróleo ocorrido no litoral do Nordeste brasileiro tornou-se um desastre ambiental de grande proporção, causando impacto no ambiente marinho e terrestre para plantas, animais e seres humanos. O presente estudo é uma revisão narrativa sobre casos de derramamento de petróleo e suas implicações toxicológicas para o meio ambiente e saúde humana. Foi realizado um levantamento nas bases de dados sendo selecionados artigos nacionais e internacionais, além de monografia, dissertação, notas técnicas e notícias acerca do tema para compor esta revisão. Importantes acidentes ambientais decorrentes do derramamento de óleo no mar e/ou exposição aos constuintes químicos do petróleo promoveram danos ambientais (bloqueio dos sistemas de animais filtradores, prejuízo da ação fotossintética de espécies de plantas, emissão de gases poluentes no ar e diminuição da defesa natural do solo), e na saúde humana (carcinogenicidade, hematoxidade, neurotoxidade e danos psicossociais).  A forma mais comum de contaminação da população causada pelo petróleo é por via respiratória, podendo ocorrer também por ingestão, com riscos ainda pouco esclarecidos quanto ao consumo de alimentos contaminados. Alternativas para a utilização da grande quantidade de petróleo retirada das praias do Nordeste brasileiro têm sido desenvolvidas nos espaços de centros de estudos das regiões afetadas. São necessários estudos para mensurar o impacto ambiental e na saúde humana a longo prazo e estratégias para acelerar a biodegradação desse material contaminante.

Biografia do Autor

Débora Caribé Passos Silva, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista de iniciação científica e integrante do Grupo de Pesquisa em Doença Renal Crônica.

Caroline dos Santos Melo, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista de iniciação científica e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação Coletiva (GEPAC).

Amanda Batista de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Projeto de Extensão em Nutrição e Transtornos alimentares.

Neuza Maria Miranda dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Nutricionista, Mestre em Ciência de Alimentos, Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas linhas de pesquisa em Toxicologia de Alimentos e saúde ambiental de grupos vulneráveis. Integrante do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e Pela Agroecologia.

Laise Cedraz Pinto, Universidade Federal da Bahia

Nutricionista, Mestre em Ciência de Alimentos, Doutora em Processos Interativos de Órgãos e Sistemas, Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas linhas de pesquisa em Análises de alimentos, Desenvolvimento de Novos Produtos, Controle de qualidade de alimentos e Toxicologia.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Silva, D. C. P., Melo, C. dos S., Oliveira, A. B. de, Santos, N. M. M. dos, & Pinto, L. C. (2022). DERRAMAMENTO DE ÓLEO NO MAR E IMPLICAÇÕES TÓXICAS DA EXPOSIÇÃO AOS COMPOSTOS QUÍMICOS DO PETRÓLEO: OIL SPILL IN THE SEA AND TOXIC IMPLICATIONS OF EXPOSURE TO PETROLEUM CHEMICAL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(44), 332–344. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11470

Edição

Seção

Contexto & Saúde - Geral