APOIO SOCIAL E DE SAÚDE DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA QUE VIVEM NO RURAL

SOCIAL SUPPORT FOR PEDIATRIC AND ADULT POPULATION WITH RESIDENT DISABILITIES IN RURAL CONTEXT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11477

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência. Saúde da população rural. Família. Saúde da criança. Saúde do adolescente.

Resumo

Objetivo: comparar o apoio social e de saúde de crianças/adolescentes e adultos, com deficiência, que residem no meio rural. Materiais e método: estudo transversal analítico, oriundo de um projeto matricial. Os participantes foram 276 pessoas com deficiência divididas em dois grupos para análise, crianças e adolescentes entre 0 a 18 anos incompletos e adultos, de oito municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. A coleta foi realizada no domicílio, entre setembro de 2018 a junho de 2019. Os dados foram analisados sob comparação de frequência e análise descritiva, por meio do programa SPSS, versão 17.0. Resultados: as deficiências congênitas são mais frequentes em crianças e adolescentes quando comparadas aos adultos. Quanto ao cuidador familiar, destacam-se as mulheres da família, com ênfase nas mães. Os serviços de apoio em sua maioria as unidades básicas. Os enfermeiros e médicos são os profissionais de referência para essa população. Conclusão: as crianças, adolescentes e adultos recebem/necessitam de auxílio para o desenvolvimento de seus cuidados. Os achados revelam sobre o cuidado essencialmente feminino, trazendo a importância de discutir e refletir a necessidade do cuidado compartilhado com outros membros do núcleo familiar.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Doutora, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes. Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde. Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.

Leonardo Bigolin Jantsch, Doutor, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM). Graduação e Mestrado em Enfermagem pela mesma instituição. Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Saúde,da Universidade Federal de Santa Maria,Campus de Palmeira das Missões/RS. Pesquisador no Grupo de Pequisa Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família (CRIANDO/UFSM) e no Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC/UFSM/PM). Tem pesquisado na área de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, principalmente nos seguintes temas: Saúde da Criança; Saúde do Neonato, Lactente, Condições de Saúde, Condições Crônicas e Agudas de Saúde do Lactente, Redes de Atenção em Saúde; Puericultura.Possui experiência hospitalar na saúde criança com ênfase em Terapia Intensiva Neonatal e Hemato/Oncologia Pediátrica. Possui experiência na Atenção Primária a Saúde na área de avaliação Pediátrica e Neonatal e Puericultura.

Darielli Gindri Resta Fontana, Doutora, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Franciscana (2005), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Doutorado em Enfermagem (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora do Departamento de Ciências da Saúde do Campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/PM), na área de Saúde Coletiva e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva da UFSM/Campus Palmeira das Missões.. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, cuidado, saúde da família, saúde do adolescente, promoção da saúde, políticas públicas. Desenvolve Pesquisa e Extensão na área de Saúde Coletiva, com experiência em Pós-graduação na área de Saúde Coletiva e Saúde da Família. Licença maternidade em 2014 e licença maternidade em 2017.

Ethel Bastos da Silva, Doutora, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (2013). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação Superior Norte RS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase no cuidado a saúde materno- infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, violência contra mulher, Estratégia de Saúde da Família, saúde da criança, pesquisa participante e pesquisa-ação.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Silveira, A. da, Jantsch, L. B., Fontana, D. G. R., & da Silva, E. B. (2022). APOIO SOCIAL E DE SAÚDE DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA QUE VIVEM NO RURAL: SOCIAL SUPPORT FOR PEDIATRIC AND ADULT POPULATION WITH RESIDENT DISABILITIES IN RURAL CONTEXT. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(44), 310–321. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11477

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática