PAPEL DO FARMACÊUTICO NO CUIDADO A PESSOAS COM DERMATITE ATÓPICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

ROLE OF THE PHARMACIST IN THE CARE OF PEOPLE WITH ATOPIC DERMATITIS: A SYSTEMATIC REVIEW

Autores

  • Iara da Silva Passos Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. https://orcid.org/0000-0002-1811-7093
  • Maria Caroline Andrade dos Santos Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. https://orcid.org/0000-0001-8324-3726
  • Ana Caroline Silva Santos Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. http://orcid.org/0000-0002-4489-5905
  • Izabel Cristina Pereira Rocha Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. https://orcid.org/0000-0001-9236-2225
  • Elisdete Maria Santos de Jesus Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. https://orcid.org/0000-0002-9503-7433
  • Chiara Erminia da Rocha Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. https://orcid.org/0000-0002-1827-0856
  • Giselle de Carvalho Brito Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. https://orcid.org/0000-0002-3982-2138

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11523

Palavras-chave:

serviços de saúde, intervenções farmacêuticas, dermatite atópica

Resumo

Objetivo: Analisar na literatura o papel do farmacêutico no cuidado a pessoas com dermatite atópica. Metodologia: foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados Medline/ PubMed, LILACS e Web of Science, usando os descritores: dermatitis, eczema, pharmacist. Foram incluídos os artigos escritos em inglês, português e espanhol, que tenham como característica serem estudos sobre o papel do farmacêutico para pessoas com dermatite atópica (DA). Resultados: A pesquisa inicialmente identificou 923 resultados nas bases de dados, que após o processo de seleção apenas quatro artigos foram incluídos na revisão. Os principais serviços identificados foram o aconselhamento e educação em saúde, esses causaram impactos nos resultados clínicos, humanísticos e econômicos. Os resultados clínicos foram informações sobre o tratamento da DA, uso adequado de emolientes e melhoria da compreensão da DA; já o econômico resultou na diminuição dos gastos com assistência médica; e humanístico teve a satisfação dos cuidadores com os vários aspectos do serviço, bem como, estavam mais confiantes sobre o tratamento. Conclusão: Apesar dos poucos estudos analisados pode se observar que o papel do farmacêutico está centralizado no cuidado aos pacientes com DA prestando serviços de aconselhamento, educação em saúde, contribuindo com informações sobre a doença, sintomas, tratamento farmacológico e não farmacológico e na diminuição de problemas quanto ao uso de medicamentos.

Biografia do Autor

Iara da Silva Passos, Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Farmacêutica, cursando especialização em Farmácia clínica e hospitalar-Faveni, pesquisadora no Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico-UFS.

Maria Caroline Andrade dos Santos, Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Graduanda em Farmácia e pesquisadora no Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico da Universidade Federal de Sergipe,  Campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. 

Ana Caroline Silva Santos, Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Farmacêutica, especialista em Saúde da Família, pesquisadora no Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico da Universidade Federal de Sergipe, Campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. 

Izabel Cristina Pereira Rocha, Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Farmacêutica, especialização em andamento em Saúde da Família, pesquisadora no Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico da Universidade Federal de Sergipe, Campus universitário Professor Antônio Garcia Filho. 

Elisdete Maria Santos de Jesus, Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Farmacêutica, mestre em Ciências farmacêuticas, doutora em Ciências da Saúde, pesquisadora do Grupo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social e do Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico da Universidade Federal de Sergipe.

Chiara Erminia da Rocha, Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Farmacêutica, mestre em Saúde Coletiva, doutora em Ciências da Saúde, tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, pesquisadora do Grupo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social e do Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico da Universidade Federal de Sergipe.

Giselle de Carvalho Brito, Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, campus universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Farmacêutica, mestre em Ciências farmacêuticas, doutora em Ciências da Saúde, tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Docente do Departamento de Farmácia (DFAL-UFS), pesquisadora do Grupo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social e do Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico da Universidade Federal de Sergipe. 

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Passos, I. da S., dos Santos, M. C. A., Santos, A. C. S., Rocha, I. C. P., de Jesus, E. M. S., da Rocha, C. E., & Brito, G. de C. (2021). PAPEL DO FARMACÊUTICO NO CUIDADO A PESSOAS COM DERMATITE ATÓPICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA: ROLE OF THE PHARMACIST IN THE CARE OF PEOPLE WITH ATOPIC DERMATITIS: A SYSTEMATIC REVIEW. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 143–155. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11523

Edição

Seção

Ciências Farmacêuticas & Saúde