CORRELAÇÃO ENTRE EQUILÍBRIO POSTURAL E FORÇA DE PREENSÃO MANUAL EM IDOSAS APÓS PILATES NA ÁGUA
CORRELATION BETWEEN POSTURAL BALANCE AND HANDGRIP STRENGTH IN ELDERLY WOMEN AFTER PILATES IN WATER
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11748Palavras-chave:
Imagem corporal, Autoimagem, Envelhecimento, Equilíbrio postural, Força da mão, IdosoResumo
Este estudo tem como objetivo investigar se há associação entre a imagem corporal, autoestima, percepção acerca do envelhecimento, equilíbrio postural e força de preensão palmar em idosas após a prática de Pilates na Água. Estudo descritivo, quasi-experimental, com amostra composta por idosas sedentárias com cognitivo preservado e independentes funcionais. Utilizou-se os instrumentos Body Appreciation Scale (BAS), Escala de Autoestima de Rosenberg, Aging Perceptions Questionnaire (APQ), TUG (Timed up and go) e o dinamômetro manual. O protocolo de PA foi dividido em aquecimento, fortalecimento em geral e alongamentos. A análise estatística se deu pelo coeficiente de correlação de Pearson e teste de correlação de Spearman e a intensidade foi classificada pelo critério de Malina. Participaram deste estudo 33 idosas (71,5±5,48 anos), com sobrepeso (27,02±4,42) e boa imagem corporal, autoestima e percepção sobre o envelhecimento. Ainda, apresentaram baixo risco de quedas e baixa força de preensão palmar. As idosas apresentaram, após o protocolo de exercícios de Pilates na Água, associação moderada entre imagem corporal e percepção sobre o envelhecimento no que diz respeito às crenças positivas sobre como lidar com o envelhecimento. Ainda, observou-se uma associação alta entre o equilíbrio postural e a força de preensão manual. Conclui-se que esses dados são importantes pois se deve direcionar meios para proporcionar um envelhecimento saudável e qualidade de vida as idosas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).