A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA PRÁTICA DE ENFERMEIRAS

PERMANENT HEALTH EDUCATION IN NURSING PRACTICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11813

Palavras-chave:

Educação Permanente; Enfermagem; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Trata-se uma pesquisa, que se justifica visto a necessidade de ampliação dos saberes sobre a Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária à Saúde, para que ocorram mudanças no cotidiano de trabalho da equipe, diante das dificuldades e necessidades da população atendida. Tem como objetivo investigar saberes e práticas das enfermeiras sobre educação permanente em saúde, na atenção primária. É uma pesquisa avaliativa de abordagem qualitativa, que foi realizada com enfermeiras da Atenção Primária à Saúde de dois municípios do interior do Rio Grande do Sul, no segundo semestre de 2020. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário e, para sua análise, foi utilizado a análise de conteúdo. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética da Instituição, com aprovação pelo parecer n. 4.103.002, e respeitou a resolução 466/12 por ser uma pesquisa com seres humanos. Observou-se que, as enfermeiras possuem um conhecimento limitado sobre a EPS, muitas vezes, restringindo-se a saberes superficiais sobre essa prática de ensino-aprendizagem, aproximando-se ao conceito de Educação Continuada, com transmissão de conhecimentos, em sua maioria, individualizados, para meio profissionalizante. Diante dos resultados, entende-se que a evolução dos processos de educação em saúde, voltadas às vivências dos atores e centradas na horizontalidade, com o aperfeiçoamento constante dos profissionais e com postura crítica, cooperativa e sensível aos anseios da comunidade e da equipe, pode ampliar as possibilidades de promover a saúde.

Biografia do Autor

Rosane Teresinha Fontana, urisan/RS

DOUTORA EN ENFERMAGEM. DOCENTE DOS CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Fontana, R. T. ., Thomas, L. S., Hesler, L. Z., & Guimarães, C. A. . (2021). A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA PRÁTICA DE ENFERMEIRAS: PERMANENT HEALTH EDUCATION IN NURSING PRACTICE. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(44), 236–252. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11813

Edição

Seção

Educação & Saúde