EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA QUALIDADE DE VIDA E APTIDÃO FÍSICA DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE
EFFECTS OF PHYSICAL EXERCISE ON THE QUALITY OF LIFE AND PHYSICAL FITNESS OF PATIENTS IN HEMODIALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11936Palavras-chave:
Exercício resistido, Aptidão física, Reabilitação, Força Muscular, Insuficiência Renal Crônica, HemodiáliseResumo
O objetivo do estudo foi analisar os efeitos do exercício físico sobre a aptidão física e a qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise. Trata-se de um estudo de intervenção, com uma amostra de 13 pacientes em hemodiálise. O programa foi aplicado em 2019/2 (agosto a dezembro) e ocorria durante as primeiras duas horas da sessão de hemodiálise (intradialítico), três vezes por semana com duração de 20/70 minutos. O mesmo consistia em alongamento ativo, aquecimento, treinamento em cicloergômetro, treinamento contra resistência e alongamento. A aptidão física foi avaliada por meio do teste de seis minutos de caminhada; do teste de sentar e levantar; do teste de flexibilidade, do teste de flexão de cotovelo e da dinamometria. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizado o Questionário de Estado de Saúde SF36-V2. Os participantes do programa de exercícios físicos apresentaram melhora em todas as valências físicas avaliadas, ocorrendo de maneira significativa na resistência de membros superiores (pré-teste = 17,85±4,54; pós-teste = 20,69±7,62; p = 0,034) e na força de preensão manual (pré-teste = 28,15±9,39; pós-teste = 28,62±12,61; p = 0,048), assim como uma melhora significativa na qualidade de vida nos domínio dor (pré-teste = 73,15±26,92; pós-teste = 91,46±18,78; p = 0,016), vitalidade (pré-teste = 78,00±15,48; pós-teste = 90,08±9,03; p = 0,010) e aspectos sociais (pré-teste = 71,31±28,63; pós-teste = 85,92±22,42; p = 0,050). Concluímos que o programa de exercício resistido traz diversos benefícios para pacientes em Hemodiálise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).