DISCURSOS SOBRE A PREVENÇÃO DA HANSENÍASE: O QUE DIZEM CARTILHAS, CARTAZES, GUIAS E PANFLETOS?
DISCOURSES ON THE PREVENTION OF LEPROSY IN EDUCATIONAL MATERIALS IN HEALTH: WHAT DO BOOKLETS, POSTERS, GUIDES AND PAMPHLETS SAY?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11974Palavras-chave:
Educação em Saúde. Hanseníase. Pesquisa documental. Prevenção.Resumo
A hanseníase é um grave problema de saúde coletiva que atinge historicamente populações que vivem em péssimas condições de vida. No Brasil contemporâneo a hanseníase é uma doença que atinge as camadas mais pobres da população. Embora seja uma doença que, uma vez tratada, apresente possibilidades significativas de cura e não apresente riscos de contágio; em função do preconceito cultural, ainda persiste uma situação de estigma em relação à doença. Ao ser reconhecido como hanseniano, o indivíduo é permeado por um conjunto de designações degradantes. Assim, reconhecemos a prevenção como um aspecto nobre no controle da hanseníase, e uma das formas utilizadas é a informação por meio da comunicação visual. Com essa investigação pretendemos identificar os discursos sobre a prevenção da hanseníase imprimidos em cartazes, panfletos, guias, cartilhas e portarias produzidos pelo Ministério da Saúde. Para isso, utilizou-se na investigação estratégias teórico-metodológicas da pesquisa documental. Os documentos analisados deram indício de que na divulgação de informações sobre a prevenção da hanseníase, o que prevalece é o discurso biomédico sobre diagnóstico, tratamento e cura. Os aspectos socioculturais da doença no que se refere ao preconceito estão ausentes ou são abordados timidamente nos documentos. Além disso, informações de cunho sociocultural, como o alerta aos aspectos do preconceito não são percebidas. A linguagem é claramente clínico-biomédica e existe uma preocupação em disseminar entre os profissionais da saúde e pacientes apenas que a hanseníase tem cura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).