Perfil do Usuário do Setor de Emergência do Hospital Universitário da UFSC
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.03.87-103Resumo
A proposta deste estudo foi a de identificar e descrever o perfil do usuário da emergência do Hospital Universitário – Universidade Federal de Santa Catarina da cidade de Florianópolis – Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa denatureza quantitativa, retrospectiva e descritiva, sendo que os dados foram coletados através do preenchimento de um formulário, com questões abertas e fechadas, contendo as variáveis: idade, sexo, hora e turno de atendimento, procedência, motivo da consulta, procedimentos realizados e destino do usuário. Os dados foram obtidos através dos prontuários dos pacientes atendidos no serviço, no período de 1º de fevereiro a 31 de março de 2001, totalizando 650 prontuários. A análise e interpretação dos dados deram-se através de estatística descritiva. A faixa etária prevalente das idades foi de 20 a 39 anos totalizando 340 usuários (52,3%). O sexo masculino foi predominante com 364 (56,1%) usuários, enquanto o feminino 285 (43,9%). A maioria dos pacientes era procedente de Florianópolis – 561 (86,3%), e foi atendido no
período, sendo: vespertino 188 (28,9%); matutino 172 (26,5%); noturno 192 (29,5%). O motivo de maior procura do serviço foi por fatores externos 222 (31%) e por afecções do sistema musculoesquelético 83 (10,2%). O procedimento
mais realizado foi administração de medicação 350 (53,8%) e
implementação de medidas profiláticas objetivando evitar o agravamento da situação 133 (20,4%). Após o atendimento no setor de emergência os usuários eram predominantemente liberados para o domicílio 531 (81,7%).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.