Comparação dos Efeitos de Glicocorticóide sobre os Órgãos-Alvo nos Ratos de Diferentes Idades
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.03.105-113Resumo
Em experimentos recentes mostrou-se a maior sensibilidade de ratas jovens aos efeitos de glicocorticóide (GC) sobre os parâmetros gravimétricos de órgãos alvo, em comparação com ratas adultas. Porém, nestes experimentos a avaliação dos efeitos de GC foi realizada separadamente, num experimentopara animais jovens e noutro experimento para animais adultos. Além disso, ainda não foi estudado o mesmo assunto (da possível dependência da idade para ação de GC) nos ratos do sexo masculino. Portanto, no trabalho atual avaliou-se paralelamente reações de parâmetros gravimétricos de órgãos alvo ao GC nos ratos machos. Usou-se ratos jovens (56 dias de idade, com peso corporal de 210-220 g) e ratos adultos (94 dias de idade, peso corporal 290-320 g). O GC acetato de dexametasona (DMA) foi injetado aos ratos duas vezes, com intervalo de um dia entre as datas de injeções. Aproximadamente 24 horas após a última injeção foram extraídos o timo, baço e glândulas suprarenais, para avaliação dos pesos antes e depois da secagem durante 24 horas no ambiente de 50°C. Nos ratos jovens o DMA na dose de 0,2 mg/kg do peso corporal causou a diminuição (P < 0,01) dos pesos absoluto, seco e relativo (mg/g do peso corporal) do timo (por 54,3-68,8%) e do baço (por 32,1-41,3%), não alterando significativamente parâmetros gravimétricos de glândulas supra-renais. Nos ratos adultos os graus da influência inibidora do DMA na dose 0,2 mg/kg foram menores (52,8-53,7% para timo e 23,2-24,3% para baço). A diferença entre idades foi confirmada também no caso de dose maior do DMA (2 mg/kg), incluindo os dados sobre inibição significativa de glândulas supra-renais (P < 0,05). Realmente, neste caso o grau da inibição do timo, baço e glândulas supra-renais para ratos jovens foi 77,4-90,2%, 59,5-70% e 30,8-37,1% respectivamente. Entretanto, para ratos adultos os graus de inibição dos órgãos alvo foram 47,8-74,5%, 38,4-51% e 26,2-33,3% respectivamente para timo, baço e glândulas supra-renais. Os resultados obtidos nos ratos do sexo
masculino confirmam a maior sensibilidade de ratos jovens para efeitos de GC. Sugere-se que, pelo menos parcialmente, este fenômeno pode ser explicado pelo envolvimento de GC na involução fisiológica do timo que ocorre no período peripuberal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.