Percepção da comunidade acadêmica da área de saúde sobre a interprofissionalidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.12752Palavras-chave:
Educação interprofissional, Relações interprofissionais, Capacitação de recursos humanos em saúde, Pesquisa qualitativaResumo
Este estudo teve como objetivo descrever a percepção da comunidade acadêmica da área de saúde sobre a interprofissionalidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva de natureza qualitativa realizada com a comunidade acadêmica dos cursos da saúde de uma universidade pública de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Foram realizadas 24 entrevistas remotas com estudantes, coordenadores e docentes dos cursos. O material empírico resultante das entrevistas foi submetido à técnica de análise de conteúdo preconizada por Bardin.9 A partir da análise das entrevistas foi possível identificar três categorias com descrição sobre como
a comunidade acadêmica está compreendendo a interprofissionalidade em saúde, bem como percebendo suas potencialidades e entrevendo os desafios a serem superados. Consideramos que a comunidade acadêmica investigada apresenta boa compreensão sobre os conceitos e pressupostos da educação e colaboração interprofissional em saúde e que, levando em conta suas potencialidades,
anseiam por sua incorporação na universidade e nos serviços de saúde a fim de fomentar um cuidado de saúde mais ampliado e qualificado.
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