Cuidado integral de crianças com necessidades especiais: desafios da Atenção Primária na tríplice fronteira

Autores

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, crianças com deficiência, saúde da criança, saúde na fronteira, pesquisa qualitativa

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o cuidado oferecido pelos serviços de atenção primária de um município de fronteira internacional às crianças com necessidades especiais de saúde, tendo em vista seus atributos essenciais. Estudo qualitativo, fundamentado na hermenêutica-dialética e nos elementos do cuidado integral. Foram conduzidas entrevistas em profundidade com 19 cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde, 11 profissionais de instituições filantrópicas e 15 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Emergiram-se quatro categorias principais: desafios para o acesso à saúde na atenção primária; desconstrução do vínculo e da interação ao longo do tempo; fragilidade do olhar integral para o reconhecimento de problemas; (des)articulação e morosidade: obstáculos para a coordenação do cuidado. A ausência de políticas públicas voltadas à saúde da população transfronteiriça e as fragilidades dos atributos essenciais da atenção primária prejudicam o cuidado integral e levam à desassistência de crianças com necessidades especiais de saúde, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade. Portanto, torna-se fundamental a articulação entre os países componentes da fronteira e o fortalecimento dos atributos essenciais, para que as crianças alcancem o cuidado integral e resolutividade para seus problemas de saúde.

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Dominicci de Melo Casacio, G., Moustafa Issa, F., Ferreira Ouchi França, A., Antonio Silva-Sobrinho, R., Zilly, A., & Meire Munhak da Silva, R. (2022). Cuidado integral de crianças com necessidades especiais: desafios da Atenção Primária na tríplice fronteira. Revista Contexto & Saúde, 22(46). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/13119

Edição

Seção

Artigos