Perfil do Egresso do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, 1983-2000
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2003.05.91-106Resumo
Este estudo, retrospectivo, descritivo e quantitativo, tem por objetivo traçar o perfil do egresso do curso de graduação em enfermagem da Unijuí no período 1983-2000, resgatando a trajetória acadêmica e a inserção no mercado de trabalho. A amostra constitui-se de 89 ex-alunos. Como resultado evidenciamos que os respondentes têm idade entre 30 e 39 anos, cursaram licenciatura, exercem a profissão, iniciaram a trabalhar antes da colação de grau e até dois meses após a formatura, desempenham atividade laboral em um ou dois locais, principalmente em secretarias municipais de saúde e hospitais. A faixa salarial é de 7 a 10 salários mínimos. Quanto à formação acadêmica, a maioria realizam(ram) cursos de pós-graduação Lato Sensu. Na produção científica, há predomínio de monografias e publicações de resumos em anais. A participação em eventos científicos relaciona-se a cursos de capacitação na área de atuação, seguidos de eventos acadêmicos. As respostas indicam pontos positivos e negativos da formação e sugestões para melhoria do curso. Os resultados permitem reflexão sobre aspectos do ensino que devem ser revistos e preservados favorecendo a implementação efetiva da proposta político-pedagógica do curso.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.