Perfil do Egresso do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, 1983-2000
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2003.05.91-106Resumo
Este estudo, retrospectivo, descritivo e quantitativo, tem por objetivo traçar o perfil do egresso do curso de graduação em enfermagem da Unijuí no período 1983-2000, resgatando a trajetória acadêmica e a inserção no mercado de trabalho. A amostra constitui-se de 89 ex-alunos. Como resultado evidenciamos que os respondentes têm idade entre 30 e 39 anos, cursaram licenciatura, exercem a profissão, iniciaram a trabalhar antes da colação de grau e até dois meses após a formatura, desempenham atividade laboral em um ou dois locais, principalmente em secretarias municipais de saúde e hospitais. A faixa salarial é de 7 a 10 salários mínimos. Quanto à formação acadêmica, a maioria realizam(ram) cursos de pós-graduação Lato Sensu. Na produção científica, há predomínio de monografias e publicações de resumos em anais. A participação em eventos científicos relaciona-se a cursos de capacitação na área de atuação, seguidos de eventos acadêmicos. As respostas indicam pontos positivos e negativos da formação e sugestões para melhoria do curso. Os resultados permitem reflexão sobre aspectos do ensino que devem ser revistos e preservados favorecendo a implementação efetiva da proposta político-pedagógica do curso.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).