RESIDIR EM UMA INSTITUIÇÃO ASILAR: a Experiência da Pessoa Idosa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.205-214Resumo
A institucionalização de pessoas idosas é uma realidade nosdias atuais. Esta investigação tem por objetivo conhecer a percepção de idosos acerca da situação de estar residindo em uma instituição asilar. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. O local de investigação é uma instituição asilar, situada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevista aberta, com uma questão inicial: Fale como é para você estar morando em uma instituição para idosos? Foram entrevistadas 14 pessoas idosas. Utilizou-se a análise de conteúdo para sistematizar a apresentação e discussão dos resultados. Na análise das informações conformaram-se dois temas centrais: isso aqui é um lar, onde eu me sinto em casa: concepção de moradia; e motivos pelos quais os idosos resolveram residir no lar. As manifestações explicitam que quando o serviço institucional utilizado é pago, este serviço é de boa qualidade, não podendo ser denominado de asilo, mas sim de lar, situação vivenciada pelos sujeitos do estudo. A opção de residir na instituição deu-se para tentar resolver uma situação problemática que estavam vivenciando.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).