RESIDIR EM UMA INSTITUIÇÃO ASILAR: a Experiência da Pessoa Idosa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.205-214Resumo
A institucionalização de pessoas idosas é uma realidade nosdias atuais. Esta investigação tem por objetivo conhecer a percepção de idosos acerca da situação de estar residindo em uma instituição asilar. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. O local de investigação é uma instituição asilar, situada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevista aberta, com uma questão inicial: Fale como é para você estar morando em uma instituição para idosos? Foram entrevistadas 14 pessoas idosas. Utilizou-se a análise de conteúdo para sistematizar a apresentação e discussão dos resultados. Na análise das informações conformaram-se dois temas centrais: isso aqui é um lar, onde eu me sinto em casa: concepção de moradia; e motivos pelos quais os idosos resolveram residir no lar. As manifestações explicitam que quando o serviço institucional utilizado é pago, este serviço é de boa qualidade, não podendo ser denominado de asilo, mas sim de lar, situação vivenciada pelos sujeitos do estudo. A opção de residir na instituição deu-se para tentar resolver uma situação problemática que estavam vivenciando.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.