A PRESENÇA DE DOR NO COTIDIANO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

Autores

  • Sabrina Dallepiane Unijuí
  • Simone Eickhoff Bigolin Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.231-239

Resumo

Este estudo objetiva investigar sobre a presença de dor no
cotidiano dos professores da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul — Unijuí, bem como sua relação com a sobrecarga psíquica. Baseia-se em uma pesquisa de caráter quantitativo/qualitativo, realizada com 24 professores dos diferentes departamentos da Universidade. Os resultados observados quanto à presença de dor foi referida por 96% dos pesquisados e aumento da carga psíquica em 50% dos sujeitos. Mediante estas condições, a Fisioterapia destaca-se como possibilidade para atuar na prevenção, na educação em saúde e na reabilitação destes trabalhadores acometidos por alguma forma de desconforto ou dor no cotidiano laboral.

Biografia do Autor

Simone Eickhoff Bigolin, Unijuí

Fisioterapeuta. Mestre em Educação. Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

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Publicado

2013-06-04

Como Citar

Dallepiane, S., & Bigolin, S. E. (2013). A PRESENÇA DE DOR NO COTIDIANO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ. Revista Contexto &Amp; Saúde, 4(07), 231–239. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.231-239

Edição

Seção

Artigos