Distribuição de leitos e impactos socioeconômicos da Covid-19 na região funcional 7, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13490Palavras-chave:
COVID-19, leitos, ventilação mecânica, impactos socioeconômicosResumo
Objetivo: O objetivo deste artigo é verificar a situação da distribuição de hospitais, da oferta de leitos hospitalares e ventilação mecânica nos municípios da Região Funcional 7 (RF-7) do Rio Grande do Sul (Brasil) e inferir possíveis impactos socioeconômicos da nova Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2) - Coronavírus, conhecida como COVID-19. Métodos: utilizaram-se dados do DATASUS de maio de 2020, para a disponibilidade de acesso hospitalar e equipamentos, os dados do IBGE para distribuição etária e população. Para inferir os impactos socioeconômicos, utilizaram-se o número de casos de coronavírus e número de casos por cada cem mil para a data de 11 de julho de 2020 como variáveis dependentes e, para covariáveis as informações do Censo de 2010 dos constructos Demografia e Saúde, Educação, Habitação, Renda, Trabalho e Vulnerabilidade. Resultados: evidencia-se que muitos munícipes dependem de deslocamentos para os atendimentos das unidades hospitalares, bem como nos municípios menores é que existe maior percentual de população idosa na relação com a população total. Pelas regressões estimadas, pode-se inferir que os fatores socioeconômicos associados com a disseminação do vírus tendem a afetar, de forma mais intensa, os Coredes Celeiro e Missões; e que as dimensões Educação, Habitação, Renda e Trabalho possuem variáveis que impactam diretamente na evolução da pandemia na região. Conclusões: a crise de saúde evidenciada pela pandemia impõe desafios aos agentes públicos, portanto para seu enfrentamento são necessárias estratégias que levem em conta a capacidade regional de atendimento do sistema de saúde e as diferenças socioeconômicas locais, fatores que podem estar estimulando o avanço da COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).