Atenção integral à pessoa idosa em unidade básica de saúde de um município do RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13519Palavras-chave:
Atenção à Saúde do Idoso, Educação em Saúde, Serviços de Saúde para IdososResumo
Os idosos apresentam um aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e incapacidades que exigem políticas adequadas para uma vida saudável e de qualidade. O objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de intervenção na atenção à saúde dos idosos em um município do RS. O método quali-quantitativo do tipo estudo de caso analisou o programa em 12 semanas, com 269 usuários da área da Unidade Básica de Saúde (UBS). Constata-se a necessidade de atenção à saúde do idoso, inexistente na unidade. Os dados epidemiológicos foram coletados nas fichas cadastrais do Sistema de Informação em Atenção Básica das famílias. As ações consideraram quatro eixos: organização e gestão do serviço, monitoramento e avaliação, prática clínica e engajamento público. Este estudo resultou em novos cadastros, atenção aos idosos com o controle das doenças crônicas, atividades de intervenção e ações educativas em saúde no atendimento integral com envolvimento da população em ações intersetoriais. Nota-se que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM) e Hipercolesterolemia constituíram causas mais frequentes de consulta. Muitos idosos, sem caderneta de saúde, foram atendidos como demanda espontânea. A avaliação multidimensional rápida e exames foram apropriados para 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Ressalta-se que as intervenções melhoraram a execução das ações de saúde no cuidado a idosos em todos os cenários. O Ministério da Saúde preconiza ações específicas para a população idosa, porém com pouca promoção da saúde e prevenção de agravos. Um desafio permanente e contra hegemônico é assegurar acesso universal, constituinte e equânime ao Sistema Único de Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).