PREVALÊNCIA NO USO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA POR PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.43-50Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever o uso de benzodiazepínicos (BZDs) em uma população com idade igual ou superior a 20 anos, de um município de pequeno porte, com total cobertura da atenção à saúde pelo Programa Saúde da Família. A população de estudo constituiu-se de 1548 indivíduos, com idade entre 20 e 92 anos, residentes no município de Ajuricaba/RS. Realizou-se um estudo transversal no período de junho a dezembro de 2003, com avaliação quantitativa, descritiva e exploratória. Os resultados desta pesquisa mostram uma prevalência de 10,9% de usuários deBZDs e 19,3% que já usaram em sua vida algum tipo de BZDs.
Com relação ao perfil dos atuais usuários de BZDs, 71,1% são do sexo feminino, na faixa etária entre 50 e 59 anos; quanto ao tempo de uso, 58,6% utilizam BZDs a mais de dois anos, sendo o mais freqüente o diazepam; a prescrição deste psicofármaco, em sua maioria, foi realizada pelo médico clínico geral; as queixas clínicas mais referidas foram insônia e nervosismo, sendo que as mesmas persistem com o uso contínuo de BZDs. Esta pesquisa propõe refletir quanto à necessidade de uma visão crítica do papel que os BZDs ocupam hoje na nossa sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.