EFEITO IMEDIATO DA VIBRAÇÃO CORPORAL NA POSIÇÃO SENTADA SOBRE VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS E BIOMECÂNICAS EM ADULTOS JOVENS SAUDÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.51-56Resumo
Este estudo teve por finalidade analisar o efeito imediato davibração corporal na posição sentada, sobre variáveis fisiológicas e biomecânicas em adultos jovens saudáveis. Participaram deste estudo 29 pessoas com idade média de 23,3 anos (sd 2,8). A terapia de vibração foi realizada com os indivíduos na posição sentada sobre uma esteira vibratória (Pró-Fisio, Brasil), de baixa freqüência durante 20 min. Os indivíduos foram submetidos a testes pré e pós vibração que consistiram na verificação da pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD); a mobilidade foi mensurada através da velocidade da marcha; da flexibilidade utilizando-se o banco de Well´s. Os testes para a motricidade fina incluíram a rapidez (número de traços por segundo) e o tempo de escrita
do nome. Após 20 min de terapia observou-se que PAD apresentou um leve aumento (p= 0,07), porém a PAS se manteve inalterada. Com relação a mobilidade observou-se um aumento na flexibilidade, sendo estatisticamente significativo (p= 0,01), sem alteração na velocidade da marcha (p=0,4). Os testes de motricidade fina demonstraram um aumento, embora não significativo, do número de traços e do tempo de escrita do nome (p=0,14). Conclui-se que a vibração corporal na posição sentada favorece ao aumento da
flexibilidade, sem alterar a pressão arterial, motricidade fina e a velocidade da marcha de indivíduos adultos jovens saudáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.