UM OLHAR DE USUÁRIAS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ACERCA DO PAPEL DO FISIOTERAPEUTA DURANTE O PRÉ-NATAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.67-74Resumo
Este trabalho é composto por um estudo que reflete acerca dopapel do Fisioterapeuta durante o pré-natal através do olhar de
usuárias de uma Unidade de Saúde da Família. Objetivos: conhecer a atuação do profissional Fisioterapeuta durante o pré-natal; conhecer a percepção das mulheres com relação ao trabalho do Fisioterapeuta durante o período pré-natal, identificando em quais momentos as informações por elas recebidas contribuíram para mudanças com relação à saúde das mesmas. Material e Métodos: O trabalho está estruturado a partir de um referencial teórico, contextualizando a saúde de um modo geral, o Programa de Saúde da Família, fazendo uma reflexão sobre o campo de atuação do Fisioterapeuta, bem como a contribuição deste profissional na rede básica de saúde mais especificamente durante o período prénatal. O estudo constitui-se a partir de relatos de usuárias que se beneficiaram com o serviço prestado pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Uiversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no Bairro Luiz Fogliatto do município de Ijuí. A pesquisa realizada caracterizou-se como descritiva, exploratória de abordagem qualitativa, no qual utilizou-se um questionário semi-estruturado junto a 15 (quinze) usuárias que receberam orientações quanto aos cuidados referentes a postura, alimentação, exercícios e cuidados com a mama durante o período gestacional, desenvolvidas pelos acadêmicos do curso. A análise das informações coletadas foi realizada através da técnica de analise temática. Resultados: Neste contexto, emergiram três categorias sendo: a) A percepção das mulheres acerca do trabalho do Fisioterapeuta durante o pré-natal; b) As várias dimensões do trabalho Fisioterapêutico; c) A inserção do Fisioterapeuta na ótica de usuárias de uma unidade básica de saúde da família. Conclusão: Os resultados evidenciam que as mulheres compreenderam o benefício de ter um profissional capacitado que possa, esclarecer dúvidas, promover a prevenção de futuros problemas bem como melhorar a qualidade de vida. Outro aspecto levantado pelas colaboradoras engloba as diversas dimensões do campo de atuação deste profissional, relacionados aos cuidados com a saúde de uma forma geral. Da mesma forma, a totalidade das colaboradoras considera importante a presença do Fisioterapeuta na rede básica de atenção à saúde especificamente no acompanhamento pré-natal, visto que pode trazer benefícios tanto para mãe quanto para o bebê.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).