A TRAJETÓRIA DE UMA FAMÍLIA NO ADOECIMENTO E MORTE DE UM FAMILIAR POR CÂNCER: compromisso e solidariedade

Autores

  • Caroline Bertoldo Unijuí
  • Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.12.49-58

Resumo

O câncer é uma doença experienciada por toda a família e não
apenas pelo indivíduo diagnosticado. A experiência muda no decorrer do tempo e conforme as várias fases do processo do adoecimento. Neste estudo buscamos conhecer como a família vivencia a trajetória de adoecimento e morte de um dos seus integrantes por câncer, descrever a dinâmica e as necessidades da família nesse processo e a forma como esta lida com a morte do familiar, adotando uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O genograma e o ecomapa da família e a entrevista semi-estruturada foram os instrumentos  empregados. Participaram do estudo seis integrantes de uma família. A análise de conteúdo permitiu a elaboração de uma categoria temática – “As interfaces do adoecimento e morte de um familiar por câncer” –, a qual se subdivide em cinco subcategorias que descrevem os movimentos da família no decorrer da trajetória: percebendo sinais de anormalidade, buscando ajuda profissional e iniciando o tratamento; as reações dos familiares diante do diagnóstico, enfrentando a nova situação e organizando-se para o cuidado; mantendo o funcionamento da família, cuidando até a morte e vivendo a perda do familiar. A trajetória da família é pautada pelo compromisso e solidariedade com a pessoa doente e com os demais familiares. Há um compartilhar de responsabilidades e emoções vividas de acordo com os significados que a experiência tem para cada membro da família em particular.

Biografia do Autor

Caroline Bertoldo, Unijuí

Enfermeira.

 

 

Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Unijuí

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem/EEUSP. Professora assistente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí. Orientadora.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Como Citar

Bertoldo, C., & Girardon-Perlini, N. M. O. (2013). A TRAJETÓRIA DE UMA FAMÍLIA NO ADOECIMENTO E MORTE DE UM FAMILIAR POR CÂNCER: compromisso e solidariedade. Revista Contexto & Saúde, 7(12), 49–58. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.12.49-58

Edição

Seção

Artigos