A BUSCA DA INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM UM SUJEITO COM DIAGNÓSTICO DE PARAPLEGIA

Autores

  • Raquel Beatriz Rockenbach
  • Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho Centro de Atendimento – CAE/Tupanciretã-RS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.12.63-70

Resumo

O presente estudo relata a busca da integralidade na atenção
fisioterapêutica no processo de reabilitação de uma jovem, a qual chamaremos de Rosa, de 20 anos, que sofreu uma lesão medular a nível T4/T5 – T8-T12, ocasionada por linfoma não-Hodgkin ou LNH (tumor que resulta da multiplicação descontrolada de células derivadas de linfócitos T ou B). Foram adotados vários protocolos de avaliação inicial, mensurando ADM, sensibilidade, força muscular, independência funcional (O’Sullivan; Schmitz, 2004), que também foram aplicados na avaliação final. O tratamento foi realizado na Clínica de Fisioterapia Tupanciretã, na cidade de Tupanciretã – RS, pelo período de quatro meses, duas vezes por semana, com duração de duas horas cada sessão. Tendo em vista os achados na avaliação inicial, estabeleceu-se um programa de
tratamento objetivando verificar quais as aquisições obtidas por
Rosa nos aspectos físico-funcionais. Também buscou-se prestar um atendimento o mais integral possível, mediante a construção de ações terapêuticas, ações de promoção, proteção e recuperação, conhecendo o seu perfil, visando a um intercâmbio de conhecimentos e experiências, indispensáveis para o aumento da autoestima, bem-estar e comprometimento com sua saúde, valendonos da interdisciplinaridade entre os profissionais envolvidos. No final de nosso estudo notou-se um aumento das funções motoras, o que propiciou a Rosa uma maior independência nas AVDs. Não há dúvidas de que caminhamos muito na direção que queremos – a integralidade na atenção na paraplegia –, mas certamente há muito mais a percorrer, e ainda há riscos de que os caminhos do SUS se afastem da concepção originária de garantir o acesso universal, igualitário e gratuito aos serviços e ações de saúde.

Biografia do Autor

Raquel Beatriz Rockenbach

Fisioterapeuta – proprietária e responsável técnica de consultório de Fisioterapia na cidade de Chapada-RS -TCC apresentado ao curso de Fisioterapia da Unicruz.

Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Centro de Atendimento – CAE/Tupanciretã-RS

Fisioterapeuta, mestre em Educação, docente da Unicruz, técnica científica do Centro de Atendimento – CAE/Tupanciretã-RS, delegada regional do Crefito5 – orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Como Citar

Rockenbach, R. B., & Leal de Carvalho, T. G. M. (2013). A BUSCA DA INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM UM SUJEITO COM DIAGNÓSTICO DE PARAPLEGIA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 7(12), 63–70. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.12.63-70

Edição

Seção

Artigos