Efeitos adversos do uso de trastuzumabe para tratamento do câncer de mama: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2013.24-25.2-10Palavras-chave:
trastuzumabe, câncer de mama, efeitos adversosResumo
Ocâncer de mama é uma das doenças mais prevalentes entre asmulheres nos dias atuais, sendo curável numa parcela significativa,desde que a doença seja diagnosticada em uma fase precoce.Um avanço na terapia do câncer de mama foi a descoberta do trastuzumabe, sendoo primeiro anti-corpo monoclonal com atividade clínica demonstrada para o usode pacientes com hiperexpressão de HER-2 de administração via venosa, em umtumor sólido (Slamon etal.,1987). Contudo esse fármaco no tratamento do câncer demama é preocupante pelo importante evento adverso ao dano cardíaco do paciente,que pode intervir no tratamento. Este trabalho tem como objetivo revisar emliteratura científica os eventos adversos relacionados ao uso de trastuzumabeem pacientes com câncer de mama, especialmente a cardiotoxicidade. Sendo desenvolvida através de pesquisa em artigos científicos obtidosde portais eletrônicos como: Scopus, Web of Science, PubMed e Scielo. Datadosdos anos de 2000 a2011. O material foi pesquisado e analisado no período compreendido entreoutubro a dezembro de 2011 e atualizado em maio de 2013. O evento adverso maispreocupante encontrado em todos os artigos foi o danocardíaco. Sendo aconselhável o monitoramento das funçõescardíacas quando do uso de trastuzumabe.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).