Influência da pandemia da covid-19 na educação e performance acadêmica de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.49.14291Palavras-chave:
Desempenho acadêmico, Coronavirus, Estudantes, PandemiasResumo
Objetivo: Investigar o impacto da pandemia da Covid-19 no Ensino Superior por relatos de graduandos brasileiros. Métodos: Realizou-se um estudo transversal com 1.006 estudantes de universidades públicas e privadas. A coleta de dados ocorreu entre setembro a dezembro de 2020 com um questionário on-line sobre características socioeconômicas, uso de ansiolíticos/antidepressivos e questões relacionadas ao curso. Os dados foram analisados por regressão de Poisson (α = 5%). Resultados: A maioria dos alunos (68,7%) percebeu um impacto em sua educação e relatou alta satisfação com o curso (62,2%). Idade (OR = 0,98, IC95%: 0,96 – 0,99), residir na região norte do país (OR= 1,26, IC95%: 1,06 – 1,50), matricular-se em universidade pública (OR= 1,28, IC95%: 1,17 – 1,40) e menor satisfação com o curso (OR= 1,13, IC 95%: 1,04 – 1,23) estiveram associados à percepção de impacto. Quanto à autoavaliação do desempenho, 41,7% dos alunos relataram desempenho muito baixo/baixo. Renda familiar de até dois salários mínimos mensais (OR= 0,68, IC 95%: 0,48 – 0,97), residir na região Nordeste do país (OR= 0,68, IC 95%: 0,48 – 0,97) e menor grau de satisfação com o curso (OR= 0,36, IC 95%: 0,23 – 0,53) foram associados a esse desfecho. Conclusões: A pandemia afetou negativamente dois terços dos graduandos, principalmente os mais jovens, moradores da Região Norte, alunos de universidades públicas e os menos satisfeitos com o curso. Cerca de 40% dos alunos avaliou seu desempenho acadêmico durante a pandemia como muito baixo/baixo, principalmente os de baixa renda familiar, moradores da região nordeste e os menos satisfeitos com o curso.
Referências
1 World Health Organization. WHO Timeline – COVID-19. 2020.
2 United Nations Educational S and CO. Adverse consequences of school closures. 2020.
3 Brasil. Ministério da Educação. Parecer Homologado Parcialmente. Despacho do ministro. 2020;57.
4 Kaggwa, MM, et al. Prevalence and Factors Associated With Depression and Suicidal Ideation During the COVID-19 Pandemic Among University Students in Uganda: A Cross-Sectional Study. Frontiers in Psychiatry. 2022;13.
5 Seymour-Walsh A, Weber A, Bell A. Practical approaches to pedagogically rich online tutorials in health professions education. Rural Remote Health. 2020.
6 Lederer AM, Hoban MT, Lipson SK, et al. More than inconvenienced: The unique needs of US college students during the COVID-19 pandemic. Health Education & Behavior. 2021;48(1):14-19.
7 Hasan N, Bao Y. Impact of “e-Learning crack-up” perception on psychological distress among college students during COVID-19 pandemic: A mediating role of “fear of academic year loss”. Children and youth services review. 2020;118:105355.
8 Cao W, Fang Z, Hou G, et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res. 2020;287:112934.
9 Hasan N, Bao Y. Impact of “e-Learning crack-up” perception on psychological distres among college students during COVID-19 pandemic: A mediating role of “fear of academic year loss”. Children and youth services review. 2020;118:105355.
10 Osti A, Júnior JAFP, S. Almeida L. O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da covid-19 em estudantes brasileiros do ensino superior. Rev Prâksis. 2021;3:275-292.
11 Kassarnig V, Bjerre-Nielsen A, Mones E, et al. Class attendance, peer similarity, and academic performance in a large field study. PLoS One. 2017;12(11):e0187078.
12 Sörberg W, Alma, et al. Academic performance, externalizing disorders and depression: 26,000 adolescents followed into adulthood. Social psychiatry and psychiatric epidemiology. 2019;54:977-986.
13 Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012.
14 Brasil. Ministério da Educação. Censo Educacional 2019. 2019.
15 Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Na pandemia, 22% das faculdades particulares pausaram atividades e não adotaram o ensino remoto, diz pesquisa. Available from: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3768/na-pandemia22-das-faculdades-particulares-pausaram-atividades-enao-adotaram-o-ensino-remoto-diz-pesquisa. Access: 27 Dez. 2021.
16 United Nations Educational S and CO. COVID-19 impact on education. 2020.
17 Torres ACM, Alves LRG, Costa ACN. Education and Health: reflections on the university context in times of COVID-19. Educ Heal reflections Univ Context times COVID-19. 2020;1.92.
18 Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, et al. Ensino Superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc. 2020;41.
19 Ahshan R. A framework of implementing strategies for active student engagement in remote/online teaching and learning during the COVID-19 pandemic. Education Sciences. 2021;11(9):483.
20 Morgan, H. Alleviating the challenges with remote learning during a pandemic. Education Sciences. 2022;12(2):109.
21 Lorenzo-Quiles O, Galdón-López S, Lendínez-Turón A. Factors contributing to university dropout: a review. Front Educ. 2023;8:1159864. DOI: 10.3389/feduc.2023.1159864
22 Nurmalitasari ZAL, Mohammad FMN. Factors Influencing Dropout Students in Higher Education. Education Research International. 2023;(2023):7704142. DOI: https://doi.org/10.1155/2023/7704142
23 Lounsbury JW, Saudargas RA, Gibson LW, Leong FT. An Investigation of Broad and Narrow Personality Traits in Relation to General and Domain-Specific Life Satisfaction of College Students. Res High Educ. 2005;46(6):707-729.
24 Freitas EO, Silva NR, Silva RM, et al. Autoavaliação de estudantes universitários sobre seu desempenho acadêmico durante a pandemia da Covid-19. Rev Gaúcha Enferm. 2022;43.
25 Morcillo AJR, Costa CL, García JEM, Martínez MR. Experiences-of-nursing-students-during-the-abrupt-change-from-facetoface-to-elearning-education-during-the-first-month-of-confinement-due-to-COVID19-in-SpainInternational-Journal-of-Environmental-Research-and-Publ.pdf. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(5519):1–15.
26 Fundação Oswaldo Cruz. Convid: pesquisa de comportamentos. 2020.
27 United Nations. Policy Brief: Education during COVID-19 and Beyond (August 2020); Technical Report; United Nations: San Francisco, CA, USA; 2020.
28 Prada T, Costa PM, Nardi MB. Covid-19 e a contribuição da assistência estudantil para a permanência acadêmica. Cad Cajuína. 2021;6(3):128.
29 Costa R, Lino MM, Souza AIJ, et al. NUrsing teaching in covid-19 times: how to reinvent it in this context?. Texto Context – Enferm. 2020;29.
30 Khattar A, Jain PR, Quadri SMK. Effects of the disastrous pandemic covid 19 on learning styles, activities and mental health of young indian students-a machine learning approach. In: 2020 4th International Conference on Intelligent Computing and Control Systems (ICICCS). 2020;1:1190-1195.
31 Colasante E, Benedetti E, Fortunato L, et al. Paper-and-pencil versus computerized administration mode: comparison of data quality and risk behavior prevalence estimates in the european school survey project on alcohol and other drugs (ESPAD). PLoS One. 2019;14(11):e0225140. Available from: https://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0225140
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.