Influência da pandemia da covid-19 na educação e performance acadêmica de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.49.14291Palavras-chave:
Desempenho acadêmico, Coronavirus, Estudantes, PandemiasResumo
Objetivo: Investigar o impacto da pandemia da Covid-19 no ensino superior por relatos de graduandos brasileiros. Métodos: Realizou-se um estudo transversal com 1.006 estudantes de universidades públicas e privadas. A coleta de dados ocorreu entre setembro a dezembro de 2020 com um questionário online sobre características socioeconômicas, uso de ansiolíticos/antidepressivos e questões relacionadas ao curso. Os dados foram analisados por regressão de Poisson (α = 5%). Resultados: A maioria dos alunos (68,7%) percebeu um impacto em sua educação e relatou alta satisfação com o curso (62,2%). Idade (OR = 0,98, IC95%: 0,96 – 0,99), residir na região norte do país (OR= 1,26, IC95%: 1,06 – 1,50), matricular-se em universidade pública (OR= 1,28, IC95%: 1,17 – 1,40) e menor satisfação com o curso (OR= 1,13, IC 95%: 1,04 – 1,23) estiveram associados à percepção de impacto. Quanto à autoavaliação do desempenho, 41,7% dos alunos relataram desempenho muito baixo/baixo. Renda familiar de até dois salários mínimos mensais (OR= 0,68, IC 95%: 0,48 – 0,97), residir na região Nordeste do país (OR= 0,68, IC 95%: 0,48 – 0,97) e menor grau de satisfação com o curso (OR= 0,36, IC 95%: 0,23 – 0,53) foram associados a esse desfecho. Conclusões: A pandemia afetou negativamente dois terços dos graduandos, principalmente os mais jovens, moradores da região norte, alunos de universidades públicas e os menos satisfeitos com o curso. Cerca de quarenta por cento dos alunos avaliou seu desempenho acadêmico durante a pandemia como muito baixo/baixo, principalmente os de baixa renda familiar, moradores da região nordeste e os menos satisfeitos com o curso.
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