FATORES DE RISCO PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES PÓS-MENOPAUSA

Autores

  • Evelise Moraes Berlezi Unijuí
  • Daniela Dreher Unijuí
  • Fabiana Bruisnma Unijuí
  • Francieli Prediger Unijuí
  • Elvio Mariano Bertolo Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.77-85

Resumo

Objetivos: verificar a prevalência de queixa de perda de urina
em mulheres que estão vivenciando o período pós-menopausa e identificar os fatores relacionados a esta condição. Método: estudo do tipo transversal-descritivo. A amostra foi constituída por 112 mulheres, com idades entre 50 e 65 anos, residentes no município de Catuípe (RS) com no mínimo um ano de amenorreia. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista, contendo variáveis relacionadas aos aspectos sociodemográficos, histórico gineco-obstétrico e
geniturinário. Resultados: da amostra 63,3% (71) das mulheres residiam na área urbana e 36,6% (41) na área rural; a média de idade foi de 58,69±4,46 anos. O tempo médio de amenorreia foi de 10,22±6,18 anos; 64,2% (72) não fizeram uso de terapia de reposição hormonal (TRH) neste período. Quanto ao histórico gineco-obstétrico, a maioria vivenciou 1 a 3 partos naturais. Em relação à perda de urina 36,6% (41) relataram esta situação relacionada a esforços como tossir, espirrar e caminhada rápida. Considerações finais: a prevalência de mulheres que manifestam perda de urina ao esforço é elevada em comparação a pesquisas realizadas com outras populações, constituindo-se um problema de saúde pública que tende a se agravar com o avanço de idade deste grupo populacional.

Biografia do Autor

Evelise Moraes Berlezi, Unijuí

Fisioterapeuta, doutora em Gerontologia Biomédica, docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

Daniela Dreher, Unijuí

Fisioterapeuta, mestre em Engenharia da Produção. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

 

Fabiana Bruisnma, Unijuí

Bolsista de iniciação científica Pibic/CNPq, graduanda do curso de Fisioterapia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

Francieli Prediger, Unijuí

Bolsista de Iniciação científica Pibic/Unijuí, graduanda do curso de Fisioterapia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

 

Elvio Mariano Bertolo, Unijuí

Bolsista de iniciação cientifica Pibic/CNPq, graduando do curso de Enfermagem na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Berlezi, E. M., Dreher, D., Bruisnma, F., Prediger, F., & Bertolo, E. M. (2013). FATORES DE RISCO PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES PÓS-MENOPAUSA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 9(16), 77–85. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.77-85

Edição

Seção

Artigos