FORMAS DE ESTIMULAÇÃO MOTORA PARA AQUISIÇÃO E EXECUÇÃO DA MARCHA EM CRIANÇAS

Autores

  • Luciana Meggiolaro Pretto Unijuí
  • Tânia Regina Cavinatto Fassbinder Unijuí
  • Débora Ceratti Llano Unijuí
  • Elenita Costa Beber Bonamigo Unijuí
  • Eliane Roseli Winkelmann Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.111-120

Resumo

O desenvolvimento motor normal para a aquisição da marcha
decorre da evolução das etapas de rolar, sentar com e sem apoio, arrastar, engatinhar, permanecer em pé, andar com e sem apoio até que a criança adquira a habilidade íntegra e independente de caminhar de forma bipedal. Tal regularidade permite que se estabeleçam critérios práticos para a distinção entre padrões normais e patológicos, bem como para a discriminação das mudanças qualitativas causadas pelo desenvolvimento do indivíduo. Este estudo tem como objetivo mostrar diversas formas e técnicas utilizando materiais alternativos do dia a dia para estimular a deambulação,
buscando a aquisição conjunta das funcionalidades de equilíbrio estático e dinâmico, de estabilidade, força muscular e propriocepção, associadas à segurança e independência para execução dos movimentos-padrão. Assim, de forma didática e prática para visualizar melhor as maneiras de estimulação, foi produzido um vídeo demonstrando as técnicas e materiais utilizados em atendimentos de intervenção fisioterápica para este fim. É um material de fácil entendimento, que pode ser usado por acadêmicos, professores, pais, profissionais de saúde e de educação em crianças que apresentam dificuldades para começar a caminhar ou em pacientes em que a marcha esteja comprometida.

Biografia do Autor

Luciana Meggiolaro Pretto, Unijuí

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Unijuí; bolsista Pibex do Projeto DNPM/Unijuí.

 

Tânia Regina Cavinatto Fassbinder, Unijuí

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Unijuí; participante voluntária do Projeto DNPM/Unijuí.

Débora Ceratti Llano, Unijuí

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Unijuí; participante voluntária do Projeto DNPM/Unijuí.

Elenita Costa Beber Bonamigo, Unijuí

Fisioterapeuta, docente do DCSa/Unijuí; extensionista do Projeto DNPM/Unijuí, mestre em Ciências do Movimento pela Udesc.

Eliane Roseli Winkelmann, Unijuí

Fisioterapeuta, docente do DCSa/Unijuí; coordenadora do Projeto DNPm/Unijuí; doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares/UFRGS; mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia)/UFRGS; especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória/Uniguaçu; Especialista em Acupuntura/IBEHE

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Pretto, L. M., Fassbinder, T. R. C., Llano, D. C., Bonamigo, E. C. B., & Winkelmann, E. R. (2013). FORMAS DE ESTIMULAÇÃO MOTORA PARA AQUISIÇÃO E EXECUÇÃO DA MARCHA EM CRIANÇAS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 9(16), 111–120. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.111-120

Edição

Seção

Artigos