CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE EDUCADOR PÉLVICO PARA TRATAMENTO NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.121-123Resumo
A utilização do aparelho educador pélvico na incontinência urinária feminina tem confirmado a sua importância notreinamento da musculatura do assoalho pélvico, dentro dos programas de reabilitação. Por ser um aparelho importado, de
boa qualidade e de custo relativamente elevado, tem se restringido o seu uso na reabilitação uroginecológica nos centros de reabilitação. Nesse sentido buscamos desenvolver um protótipo de educador pélvico com materiais simples e de baixo custo, que mantivesse as características gerais do modelo importado. Objetivos: Construir um modelo de educador pélvico de baixo custo para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico na incontinência urinária feminina. Métodos: A construção do protótipo compreendeu duas fases. Na primeira fase, a definição do modelo, suas características e o material a ser utilizado, definido a partir das características do modelo importado. A segunda fase caracterizou-se pela
confecção do aparelho, baseado nos critérios de custos. Resultados: O protótipo encontra-se em fase de teste na Clínica-Escola de Fisioterapia da Unijuí para que possa ser utilizado com segurança. Conclusão: O aparelho desenvolvido tem mostrado até o momento ter boa aplicabilidade terapêutica, contribuindo para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico em mulheres com incontinência urinária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).