ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CLÍNICAS DA MANOBRA DE HIPERINSUFLAÇÃO MANUAL EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMOS SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.147-150Resumo
Nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo) a Fisioterapia tem ganho um espaço de plena ascensão juntoda equipe que presta assistência aos recém-nascidos pré-termos (RNPTs). Entre as técnicas utilizadas pelos fisioterapeutas encontra-se a Hiperinsuflação Manual (HM), conhecida também como bag squeezing ou bagging, que consiste na desconexão do RNPT do ventilador mecânico, no qual são aplicadas insuflações manuais, que consistem em
inspirações lentas e consecutivas, seguidas de pausa inspiratória e rápida liberação de pressão, objetivando o
aumento do Pico de Fluxo Expiratório (PFE), remoção de secreções e expansão de áreas colapsadas. O presente estudo
teve por objetivo analisar as condições hemodinâmicas e respiratórias em RNPTs antes e após a aplicação da técnica.
No período de outubro a dezembro de 2009 foram avaliados nove recém-nascidos na UTINeo do Hospital de Caridade
Astrogildo de Azevedo (HCAA) de Santa Maria/RS. Para tanto foi preenchida uma ficha contendo as variáveis clínicas de FC, FR e SatO2, pré-aplicação da técnica, um minuto após, 5 minutos e 10 minutos após a aplicação da HM. Constatou-se com os resultados que a FR e a FC não diferenciaram significativamente pré e pós a aplicação da HM, mas a SatO2 mostrou aumento significativo em relação ao tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).