Avaliação de profissionais da atenção primária à saúde ao videoclipe da fisiologia da lactação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.14511Palavras-chave:
Aleitamento materno, Atenção primária à saúde, Tecnologia educacional, Ciência translacional biomédica, Avaliação da tecnologia biomédicaResumo
Introdução: O profissional nos serviços de Atenção Primária à Saúde precisa fornecer as orientações baseadas em evidências científicas à nutriz e sua família para promover o aprendizado e possibilitar a tomada de decisão e as práticas seguras de estabelecimento e manutenção do aleitamento materno. Essas orientações contemplam a fisiologia da lactação, que é um conteúdo implexo e abstrato para o qual a utilização de Tecnologias Educativas é uma das opções viável para promover a aprendizagem por meio de educação em saúde com os usuários. Objetivo: Avaliar a usabilidade de um videoclipe para aprendizagem da fisiologia da lactação por profissionais de saúde dos serviços de atenção primária e identificar as barreiras e os facilitadores para o seu uso. Metodologia: Pesquisa transversal aplicada ao modelo de tradução do conhecimento, com 71 participantes que responderam a System Usability Scale. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Resultados: A usabilidade foi excelente com associação positiva de o profissional possuir atualização em saúde da criança (p = 0,023). As barreiras foram: tempo restrito de atendimento, indisponibilidade de recursos para apresentar o videoclipe e resistência dos profissionais ao uso de tecnologias. Os facilitadores foram: sala de espera, pré-natal e puericultura. Conclusão: A excelência na avaliação aponta o potencial de usabilidade do videoclipe na educação permanente dos profissionais e na educação em saúde com usuários. Há necessidade de minimizar barreiras de infraestrutura e de recursos humanos para uso nos serviços de atenção primária.
Referências
World Health Organization (WHO), United Nations Children’s Fund (Unicef). Global breastfeeding scorecard 2022. Protecting breastfeeding through further investments and policy actions. [cited 2023 Mar. 1º]. Geneva, New York, WHO, Unicef, 2022.
Pérez-Escamilla R, Tomori C, Hernández-Cordero S, Baker P, Barros AJD, Bégin F, et al. Breastfeeding: crucially important, but increasingly challenged in a market-driven world. The Lancet. 2023;401:472-485. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)01932-8
Baker P, Smith JP, Garde A, Grummer-Strawn LM, Wood B, Sen G, et al. The political economy of infant and young child feeding: confronting corporate power, overcoming structural barriers, and accelerating progress. The Lancet. 2023;401:503-524. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)01933-X
Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno. [citado 2023 mar. 1º]. Brasília: MS; 2017.
International Confederation of Midwives (ICM). Essential Competencies for Midwifery Practice. [cited 2023 Mar. 1º]. Update. ICM, 2018.
Radoff K, Forman R. Lactation Education for Resident Obstetricians: Promoting Breastfeeding Advocates for the Future. Journal of Midwifery & Women’s Health. 2019; 64:754-762. DOI: https://doi.org/10.1111/jmwh.13037
Sriraman NK. The Nuts and Bolts of Breastfeeding: Anatomy and Physiology of Lactation. Current Problems in Pediatric and Adolescent Health Care. 2017;47:305-310. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cppeds.2017.10.001
Boss M, Gardner H, Hartmann P. Normal Human Lactation: closing the gap. F1000Res. 2018;7:801. DOI: https://doi.org/10.12688/f1000research.14452.1
Ferraz L, Pereira RPG, Pereira AMR da C. Tradução do conhecimento e os desafios contemporâneos na área da saúde: uma revisão de escopo. Saúde Debate. 2019;43:200-216. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042019s215
Salbego C, Nietsche EA, Teixeira E, Girardon-Perlini NMO, Wild CF, Ilha S. Care-educational technologies: an emerging concept of the praxis of nurses in a hospital context. Rev Bras Enferm 2018;71:2666-2.674. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017
Cherubim DO, Padoin SM de M, Paula CC de. Musical educational technology for lactation physiology learning: knowledge translation. Rev Bras Enferm 2019;72:220-226. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0528
Ribeiro P de L, Cherubim DO, Padoin SM de M, Paula CC de. Creation and validation of a visual educational technology content for lactation physiology learning. Rev Bras Enferm 2020;73:e20190564. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0564
O’Rourke B, Oortwijn W, Schuller T, the International Joint Task Group. The new definition of health technology assessment: A milestone in international collaboration. Int J Technol Assess Health Care 2020;36:187-190. DOI: https://doi.org/10.1017/S0266462320000215
Nielsen J. Usability 101: Introduction to Usability, 2012. [cited 2023 Mar. 3]. Disponível em: http://www.nngroup.com/articles/usability-101-introduction-to-usability/
Pedraza DF. Duração do aleitamento materno e sua associação com características maternas e orientações sobre incentivo à amamentação recebidas no pré-natal em unidades básicas de saúde da família de um município do nordeste brasileiro. DEMETRA 2019;14:e43189. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43189
Melo LC de O, Nakano AMS, Monteiro JC dos S, Furtado MC de C. Primary health care attributes in breastfeeding care. Texto Contexto – Enferm 2019;28:e20170516. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2017-0516
Straus SE, Tetroe J, Graham ID, editors. Knowledge translation in health care: moving from evidence to practice. [cited 2023 Mar. 1º]. 2nd ed. Chichester, West Sussex: John Wiley & Sons; 2013.
Cabral I, Paula C. Perspectiva Latinoamericana del Modelo Conceptual Conocimiento en Acción de Knowledge Translation. Revista Cubana de Enfermería [Internet]. 2020 [citado 2023 Mar. 5];36(1) Disponível em: https://revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/2907
Vieira ACG, Gastaldo D, Harrison D. How to translate scientific knowledge into practice? Concepts, models and application. Rev Bras Enferm 2020; 73:e20190179. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0179
Field B, Booth A, Ilott I, Gerrish K. Using the Knowledge to Action Framework in practice: a citation analysis and systematic review. Implementation Sci 2014; 9:172. DOI: https://doi.org/10.1186/s13012-014-0172-2
Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Saúde da Família, Coordenação-Geral de Garantia dos Atributos da Atenção Primária. Indicador de cobertura da APS. MS, 2022 [citado 2023 mar. 3].
Martins AI, Rosa AF, Queirós A, Silva A, Rocha NP. European Portuguese Validation of the System Usability Scale (SUS). Procedia Computer Science 2015;67:293-300. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2015.09.273
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70; 1977.
Moraes VC de, Ferraz L. Educational technology on expressing breast milk: development and validation of a Serious Game. Rev Bras Saude Mater Infant 2021;21:845-855. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-93042021000300007
Dowding D, Merrill JA, Barrón Y, Onorato N, Jonas K, Russell D. Usability Evaluation of a Dashboard for Home Care Nurses. CIN: Computers, Informatics, Nursing 2019;37:11-19. DOI: https://doi.org/10.1097/CIN.0000000000000484
Penha JRL da, Fernandes FA, Oliveira CC, Oliveira RD de, Barros EF. Validação e utilização de novas tecnologias na saúde e educação: uma revisão integrativa. RIPS 2018; 1:199-206. DOI: https://doi.org/10.17058/rips.v1i3.12580
Silva NV de N da, Pontes CM, Sousa NFC de, Vasconcelos MGL de. Tecnologias em saúde e suas contribuições para a promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura. Ciênc Saúde Coletiva 2019;24:589-602. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.03022017
Scorupski RM, Ravelli APX, Julek L, Matos MR, Skupien SV, Alves FBT. Vídeos educativos em aleitamento materno: educação em saúde on-line. Em Foco 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.69716
Riaz A, Cambaco O, Ellington LE, Lenahan JL, Munguambe K, Mehmood U, et al. Feasibility, usability and acceptability of paediatric lung ultrasound among healthcare providers and caregivers for the diagnosis of childhood pneumonia in resource-constrained settings: a qualitative study. BMJ Open 2021;11:e042547. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042547
Temoteo RC de A, Carvalho JBL de, Lira ALB de C, Lima MA de, Sousa YG de. Nursing in adherence to treatment of tuberculosis and health technologies in the context of primary care. Esc Anna Nery 2019;23:e20180321. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0321
Machado BA da S, Sousa EO de, Silva JFT, De Oliveira JEG, Coêlho LPI, De Souza ABC, et al. Tecnologias educativas no contexto da assistência à atenção primária: uma reflexão sob a ótica de Paulo Freire. RECIMA21 2021;2:e28644. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.644
Vicente C, Amante LN, Santos MJ dos, Alvarez AG, Salum NC. Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais. Rev Gaúcha Enferm 2019;40:e20180483. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180483
Cavalheiri JC, Silva JL da. Uso da informática na atenção primária à saúde: percepção dos enfermeiros. RSD 2021; 10:e55010616179. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16179
Cardoso RB, Paludeto SB, Ferreira BJ. Programa de educação continuada voltado ao uso de tecnologias em saúde: percepção dos profissionais de saúde. Rev Bras Ciênc Saúde 2018; 22:277-284. DOI: https://doi.org/10.4034/RBCS.2018.22.03.12
Lopes JP, Dias TMR, Carvalho DBF, Oliveira JFD, Cavalcante RB, Oliveira VCD. Evaluation of digital vaccine card in nursing practice in vaccination room. Rev Latino-Am Enfermagem 2019;27:e3225. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3058.3225
Konrad LM, Ribeiro CG, Tomicki C, Benedetti TRB. Validação de tecnologia educacional para implementar um programa comunitário na saúde pública. Rev Bras Ativ Fís Saúde 2020; 25:1-6. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0155
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.