CÂNCER E MORTE, UM DILEMA PARA PACIENTES E FAMILIARES

Autores

  • Ruvie Henrique Caovilla Bossoni
  • Eniva Miladi Fernandes Stumm
  • Leila Mariza Hildebrandt UFSM
  • Marli Maria Loro Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.17.13-21

Resumo

Este artigo busca identificar e analisar artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, entre 1997 e 2008, sobre a relação entre câncer e morte para o paciente e seus familiares, desde o recebimento do diagnóstico até o seu desfecho, incluindo reações e tentativas de superação, tanto na cura quanto em situações paliativas. Trata-se de uma revisão bibliográfica em que foram analisados 28 artigos. Para tanto foram usados como descritores câncer, paciente, família, impacto, morte, cuidados paliativos. A busca de apreender a essência no conteúdo existente nos artigos analisados resultou na estruturação de uma categoria analítica que aborda a morte por câncer na percepção de pacientes, familiares e profissionais da saúde. Conclui-se que este tema mobiliza os indivíduos envolvidos e é merecedor de um olhar sistêmico.

Biografia do Autor

Ruvie Henrique Caovilla Bossoni

Médico, especialista em Oncologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-Unijuí. Clínico geral, Frederico Westphalen/RS. Autor do artigo.

 

Eniva Miladi Fernandes Stumm

Enfermeira, mestre em Administraçao pela UFRGS, docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Orientadora do artigo.

 

Leila Mariza Hildebrandt, UFSM

Enfermeira, mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP, docente do Departamento de Enfermagem do Centro de Ensino Superior Norte do Rio Grande do Sul/Universidade Federal de Santa Maria (Cesnors/UFSM).

 

Marli Maria Loro, Unijuí

Enfermeira, mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí, docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí.

 

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Bossoni, R. H. C., Stumm, E. M. F., Hildebrandt, L. M., & Loro, M. M. (2013). CÂNCER E MORTE, UM DILEMA PARA PACIENTES E FAMILIARES. Revista Contexto &Amp; Saúde, 9(17), 13–21. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.17.13-21

Edição

Seção

Artigos