COMPOSIÇÃO CORPORAL EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA UTILIZANDO MÉTODOS ANTROPOMÉTRICOS E BIOIMPEDÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.17.23-29Resumo
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma patologiarespiratória caracterizada por obstrução crônica ao fluxo aéreo. Na avaliação da composição corporal é possível quantificar gordura, músculos, ossos e vísceras. O objetivo do estudo é avaliar o estado nutricional dos pacientes portadores de DPOC por intermédio dos métodos antropométricos e bioimpedância (BIA). A população estudada constitui-se de sete pacientes de ambos os sexos, atendidos na Unijuí Saúde. Foram aferidas
as medidas de peso, estatura, índice de massa corporal (IMC), dobra cutânea tricipital (DCT), circunferência do braço (CB), circunferência muscular do braço (CMB) e BIA. A média de idade foi de 71,5 anos para mulheres, 70,4 anos para homens; IMC adequado em 43% e sobrepeso 57% dos pacientes; DCT 17,08 ± 5,58 nas mulheres e 10,95 ± 2,78
nos homens; CB nas mulheres 28,5 ± 0,70, nos homens 26,8 ± 4,32; CMB nas mulheres 23,14 ± 1,04, já os homens de 23,36 ± 3,69. Na BIA a percentagem de gordura nas mulheres obteve uma média de 37,8 ± 2,68, e nos homens de 29,16 ± 2,29. Os valores de antropometria e BIA estavam acima do recomendado. Não há dados disponíveis sobre a DCT, CB e CMB na população brasileira adulta com DPOC. São necessárias
mais pesquisas nesta área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.