USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: Prioridade Para a Promoção da Saúde

Autores

  • Lilian Foellmer Unijuí
  • Karla Renata de Oliveira Unijuí
  • Angélica Cristiane Moreira Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.18.53-62

Resumo

Os medicamentos têm-se transformado em elementos de primeira ordem e constituem-se em ferramentas poderosas para aliviar o sofrimento humano, entretanto também produzem efeitos não desejados, sendo necessário avaliar as consequências de seu uso sob essa perspectiva. O objetivo deste trabalho, portanto, é discutir, por meio de revisão bibliográfica, a necessidade da promoção do uso racional de medicamentos e as contribuições do farmacêutico neste contexto. O texto descreve a extrema necessidade de uma maior disponibilização de informações e orientações de qualidade aos usuários de medicamentos, evidenciando que o
farmacêutico tem como principal foco de seu trabalho o usuário e não o medicamento. Observa-se, também, que este profissional está reassumindo seu papel na sociedade, corresponsabilizando-se pelo bem-estar do usuário e trabalhando para que este não tenha sua qualidade de vida comprometida por um problema evitável. É fundamental que todos os profissionais da saúde reconheçam, no seu local de atuação, o que o uso de medicamentos representa para a população, para assim abordarem o usuário de forma eficiente nas suas orientações, eliminando, ou minimizando, problemas oriundos do tratamento farmacológico, contribuindo, assim, para a promoção da saúde.

Biografia do Autor

Lilian Foellmer, Unijuí

Acadêmica do curso de Graduação em Farmácia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

 

Karla Renata de Oliveira, Unijuí

Mestre em Ciências Biológicas, professora assistente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

Angélica Cristiane Moreira, Unijuí

Mestre em Controle de Qualidade, professora assistente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

 

Downloads

Publicado

2013-06-13

Como Citar

Foellmer, L., Oliveira, K. R. de, & Moreira, A. C. (2013). USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: Prioridade Para a Promoção da Saúde. Revista Contexto & Saúde, 10(18), 53–62. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.18.53-62

Edição

Seção

Artigos