AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE CROTON URUCURANA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.25-31Resumo
Croton urucurana, conhecido como sangra d’água ou sanguede dragão, possui propriedades anti-hemorrágica, anti-inflamatória, antisséptica, antiviral e cicatrizante. Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antibacteriana in vitro do látex de Croton urucurana nas épocas de floração ou não. Foi utilizado o látex in natura de sangra d’água na ausência de floração, o qual também foi diluído em acetona, álcool de cereais e água, enquanto na época de floração foi utilizado apenas o látex in natura. A atividade das amostras foi avaliada contra as bactérias Staphylococcus aureus ATCC 25923, Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 e Escherichia coli ATCC 25922 pelo método de difusão em ágar utilizando discos. Das bactérias testadas, apenas para Staphylococcus aureus foi observada a formação de halo de inibição variando de 14-16 mm, conforme a amostra utilizada, sendo esta inibição relacionada às propriedades dos metabólitos secundários.
Já na época de floração não houve inibição, o que pode estar
relacionado com o deslocamento de ativos para o botão floral. A inatividade dos extratos ante as bactérias Gram negativas pode ser decorrente da complexidade da sua parede celular. Sugerem-se estudos relacionados à detecção e monitoramento da influência dos fatores de estresse na concentração de ativos na planta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).