INFLUÊNCIA DO ARMAZENAMENTO NA ESTABILIDADE DE CONDICIONADORES CAPILARES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.51-58Resumo
O crescente consumo de produtos cosméticos leva a indústriaa ampliar os cuidados para garantir a qualidade, segurança e
eficácia para eficácia para o consumidor. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade de condicionadores em diferentes relações de armazenamento. Durante cinco meses foram analisadas seis amostras de condicionador capilar do mesmo lote, armazenadas em locais diferentes. As amostras foram avaliadas quanto às características organolépticas, variações de pH, centrifugação,
viscosidade e contagem de micro-organismos viáveis. As
amostras 3 e 6 apresentaram-se lisas, homogêneas e brilhantes, enquanto a 4 e a 5 apresentaram grumos. As amostras 1, 2 e 4 mostraram pequena quantidade de bolhas e a 5 grande quantidade comparada às demais. O pH variou entre 4,5 e 5,34 para todas as amostras, e a amostra 6 apresentou índice superior às demais. Após a centrifugação da amostra 4 foi verificado um grumo na parte superior do tubo, mantendo-se as demais inalteradas. Quanto à viscosidade, a amostra 1 apresentou redução, enquanto a amostra 2 sofreu aumento deste parâmetro. Na contagem de micro-organismos viáveis a amostra 1 estava acima do limite estabelecido. Os resultados permitem concluir que em condições normais de uso as amostras se mantiveram estáveis, sem alterações significativas dos parâmetros analisados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).