Validação de conteúdo de instrumentos para simulação realística no atendimento inicial a vítima de trauma
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.14892Palavras-chave:
Ensino de Enfermagem, Exercício de Simulação, Ferimentos e Lesões, Estudos de validação, Enfermagem, Cuidados de EnfermagemResumo
Objetivo: Validar o conteúdo dos instrumentos de conhecimento prévio, cenário simulado e checklist utilizados na simulação realística no atendimento inicial a vítima de trauma. Método: Estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: construção dos instrumentos e validação de conteúdo por juízes. A análise dos dados ocorreu por meio do percentual de concordância dos avaliadores em relação à permanência ou não dos itens dos instrumentos. Como critério de aceitação foi adotado o valor mínimo de 80%. Resultados: Para avaliação dos instrumentos questionário de conhecimento, cenário simulado e checklist, obteve-se um total de 8,8 pontos no geral, de 12 e 8 avaliadores, respectivamente. Os instrumentos foram avaliados por meio do percentual de concordância dos avaliadores. Na avaliação global, os instrumentos obtiveram um índice de concordância de 8.2, desvio padrão de 0.7 e uma média de 9.2 de concordância entre os avaliadores. Conclusão: Os instrumentos apresentaram evidências de validade satisfatória e poderão ser utilizados como ferramentas no ensino desta temática.
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