Entendimentos, pressupostos pedagógicos e experiências de educação permanente em saúde no estado do Paraná-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.14906

Palavras-chave:

Educação em saúde, educação permanente em saúde, educação continuada, aprendizagem ativa

Resumo

A educação permanente sugere a aquisição contínua de conhecimentos no contexto de trabalho dos profissionais e a partir do seu conhecimento prévio. Este estudo objetiva explorar como a educação permanente em saúde (EPS) vem sendo implementada no Estado do Paraná, na visão dos profissionais que atuam nas regionais de saúde. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, do qual participaram 23 profissionais envolvidos com EPS, entrevistados on-line no período de julho a setembro de 2021. As entrevistas foram submetidas à análise temática de conteúdo, de maneira que emergiram as seguintes temáticas: do entendimento acerca do que seja a educação permanente em saúde; os pressupostos pedagógicos da educação permanente em saúde; das experiências vivenciadas com a UNA-SUS e PROADI-SUS; dos entraves enfrentados para fazer a educação permanente em saúde. Conclui-se que a vivência dos profissionais que trabalham com a EPS no estado acontece em duas frentes, sendo uma experiência de educação a distância, que tem na plataforma UNA-SUS um ambiente de estudo, em que os profissionais buscam títulos de qualificação em diversas áreas, e a outra que se concentra nas ações desenvolvidas pela Escola de Saúde Pública do Paraná, em conjunto com as regionais de saúde e os municípios, de maneira que existem desafios a serem superados para a afirmação da política no estado.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Rodrigues, R. M., de Moraes, A. C., & de Silva, G. F. (2025). Entendimentos, pressupostos pedagógicos e experiências de educação permanente em saúde no estado do Paraná-Brasil. Revista Contexto & Saúde, 25(50), e14906. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.14906

Edição

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Artigo Original