CARACTERIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS UTILIZADOS POR MULHERES PÓSMENOPAUSA PORTADORAS DE SÍNDROME METABÓLICA DO MUNICÍPIO DE CATUÍPE/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.141-145Resumo
A Síndrome Metabólica (SM) é um conjunto de disfunções concomitantes: obesidade, hipertensão arterial, resistência à insulina e dislipidemias, que associado à menopausa aumenta o risco cardiovascular. O tratamento inclui atividade física e dieta. Além do que, um grande número de sujeitos necessita associar terapias medicamentosas para as doenças que caracterizam a síndrome. Buscou-se caracterizar os medicamentos utilizados pelas mulheres pós-menopausa portadoras de SM a partir do banco de dados da primeira etapa da pesquisa institucional “Estudo multidimensional de mulheres pós-menopausa no município de Catuípe/RS”. Foram incluídas no estudo 44 mulheres com idade média de 58±4,37 anos, das quais 63,6% (28) apresentavam 3 fatores cardiometabólicos associados, 18,2% (8) 4 e 18,2% (8) 5. Observou-se que 79,5% (35) das mulheres fazia uso de medicamentos, totalizando 97 produtos, em média 2,20±1,65 medicamentos por pessoa. Das usuárias de medicamento 3% (1) utilizava 7 medicamentos, 9% (3) mais de 5, 14% (5) 4 e 23% (8) até 3 medicamentos; dessa forma, 11% (4) das mulheres estavam polimedicadas. Os medicamentos mais utilizados foram os que atuam no sistema cardiovascular (46,8%) e no sistema nervoso (28,1%). Os resultados do estudo evidenciam uma população polimedicada exposta a interações medicamentosas negativas e reações adversas, usuária de anti-hipertensivos, o que pode não estar impactando positivamente na redução do risco de cardiovascular, desfecho da SM não tratada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).