A CONVIVÊNCIA DO FAMILIAR COM A PESSOA ALCOOLISTA NO ESPAÇO DOMÉSTICO

Autores

  • Cleonice Maria Poletto da Silva Unijuí
  • Leila Mariza Hildebrandt UFSM
  • Eniva Miladi Fernandes Stumm Unijuí
  • Marinês Tambara Leite UFSM
  • Solange Maria Schmidt Piovesan

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.43-50

Resumo

Este estudo tem como objetivo conhecer a percepção da família
sobre a convivência com alcoolista no espaço doméstico antes do tratamento em CAPS ad II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva, desenvolvida em um município da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos da investigação constituíram-se de cinco familiares de usuários com transtornos relacionados ao uso de álcool que estavam em acompanhamento no CAPS ad II, em tratamento intensivo. A coleta de informação se deu por meio de entrevista aberta. A realização da investigação observou os aspectos éticos de pesquisas com seres humanos. A análise dos dados seguiu os passos da análise temática. A partir das informações obtidas no campo empírico da pesquisa, emergiu uma categoria de análise que trata sobre a convivência do alcoolista com seus familiares, no espaço doméstico, antes de
iniciar o tratamento em CAPS ad II. Os depoimentos denotam presença de violência física, sentimentos de angústia, desesperança e medo, além de prejuízos financeiros. As expressões de familiares sobre a convivência com indivíduo alcoolista pode contribuir para que as equipes de saúde reorientem a atenção, no intuito de qualificar o atendimento a este contingente populacional.

Biografia do Autor

Cleonice Maria Poletto da Silva, Unijuí

Enfermeira vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Jóia, aluna da Pós-Graduação em Saúde Mental da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

 

Leila Mariza Hildebrandt, UFSM

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP, Docente do Curso de Enfermagem Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (UFSM/CESNORS).

 

Eniva Miladi Fernandes Stumm, Unijuí

Enfermeira, Mestre em Administração pela UFRGS Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

 

Marinês Tambara Leite, UFSM

Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUC/RS, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (UFSM/CESNORS).

 

Solange Maria Schmidt Piovesan

Enfermeira vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí.

 

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

Silva, C. M. P. da, Hildebrandt, L. M., Stumm, E. M. F., Leite, M. T., & Piovesan, S. M. S. (2013). A CONVIVÊNCIA DO FAMILIAR COM A PESSOA ALCOOLISTA NO ESPAÇO DOMÉSTICO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 43–50. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.43-50

Edição

Seção

Artigos